Segundo o texto Declaração Universal dos Direitos Humanos, constante no tópico de estudo dessa Unidade de Aprendizagem, temos que os três grupos de direitos e liberdades individuais, que seguem a clássica tripartição dos direitos humanos em direitos individuais ou civis, direitos políticos e direitos econômicos e sociais, são a parte central da Declaração.
A pretensão do primeiro grupo é proteger a pessoa individual e sua liberdade contra os possíveis excessos do Estado, tratando dos direitos à vida, à liberdade e segurança, igualdade perante a lei com as necessárias decorrências desses direitos.
Como segundo grupo de direitos fundamentais, os direitos políticos aparecem no artigo 21 afirmando-se como direito de todos a participar do governo do seu respectivo Estado, de acesso aos cargos públicos igual para todos e que a vontade do povo deve ser a base da autoridade do governo, expressando-se essa vontade em eleições livres e periódicas com voto universal e secreto. Quanto ao terceiro grupo de direitos, constituído pelos direitos econômicos e sociais, o tom da Declaração é moderado, em nada inovando em relação àqueles já integrantes da constituição da maioria dos Estados: direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, ao salário justo, à proteção contra o desemprego.
Tendo por base esse fragmento, discorra sobre o papel da Universidade (refletindo sobre a tríade ensino, pesquisa e extensão) no sentido de corroborar a efetividade dos Direitos Humanos Universais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
O papel da Universidade apresentando a tríade ensino, pesquisa e extensão promove a efetividade dos Direitos Humanos porque permite que os alunos consigam ter a aquisição de conhecimento, que possibilitam direito ao trabalho.
A Universidade é importante porque promove a educação, e com ela, os alunos têm direito ao trabalho, que faz parte do direito econômico e social.
Por meio do trabalho os alunos conseguem ter um emprego, e consequentemente, têm uma qualidade de vida. A Universidade possibilita que esses direitos sejam divulgados.
Além dos direitos, a Universidade possibilita aos alunos a aquisição do pensamento crítico, algo que é fundamental para entender e compreender os fenômenos da sociedade, fugindo do senso comum.
Abraços!
Perguntas interessantes