Segundo o texto-base “Paulo Freire: educador-pensador da libertação”, o que essencialmente diferenciou a proposta de educação popular de Paulo Freire das propostas de educação popular anteriores?
A concepção de uma educação popular como necessária à preparação da coletividade para a realização de fins sociais determinados, gestada pelas elites intelectuais e objetivando certo controle social.
O objetivo de fazer o país alcançar melhores e maiores notas nas avaliações de larga escala e subir nos rankings educacionais internacionais.
A aliança entre uma agenda educacional (como no caso da alfabetização) e uma luta política pautada a partir da voz do povo, em que o questionamento e a denúncia desses problemas pelo próprio povo fossem o esteio de sua mobilização e organização.
A questão da cientificidade do processo educativo e da necessidade de inserir a todos no mundo das ciências, seus métodos e técnicas, de caráter universal, inegável e imutável.
A valorização dos afetos das pessoas simples e as habilidades socioemocionais desses sujeitos.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 22 pts
Os movimentos que defendem a educação popular na perspectiva Freireana trabalham com uma nova conceituação de educação, com enquadramento teórico ou filosófico centrado na relação entre:
Liberdade e Luta.
Conscientização e Libertação.
Comportamento e Condicionamento.
Sociedade e Ciência.
Humanização e Controle social.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 32 pts
Segundo o texto-base “Paulo Freire: educador-pensador da libertação” qual é a concepção filosófica de homem trazida por Freire?
Um ser que, para se desenvolver e aprender, necessita de condicionantes externos e de reforços que definam os comportamentos sociais desejáveis, estabelecidos pela elite intelectual.
Um ser de relações pelas quais apreende as contradições do mundo natural e social, incorporando suas reverberações na individualidade e na formação da subjetividade, humanizando o mundo e a si mesmo.
Um ser biológico, que herda a partir da genética, suas características físicas e mentais sendo pouco influenciado pelo meio em que vive.
Um ser natural que pertence a uma espécie que já apresenta determinada evolução filogenética, a partir da qual todas as relações humanas serão determinadas.
Um ser que nasce humanizado e dotado de todas as habilidades e competências necessárias para se relacionar com os outros e construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 42 pts
Qual é a obra de Paulo Freire mais citada em trabalhos acadêmicos da área das Ciências Humanas em todo o mundo?
Pedagogia da Esperança.
Educação como prática da liberdade.
Pedagogia da autonomia.
Pedagogia do oprimido.
A importância do ato de ler em três artigos que se completam.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 52 pts
Quais as principais características do que Paulo Freire chamou de “educação bancária”?
O professor age como quem deposita conhecimento em um aluno dócil e receptivo. O saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores.
O professor é um mediador do conhecimento construído pelo aluno. O saber é visto como uma construção a partir das interações com o meio físico e social.
O professor age como um facilitador para que os conhecimentos existentes a priori nas estruturas mentais dos alunos floresçam.
O professor é um facilitador do processo a partir dos elementos trazidos pelos alunos, conduzindo-os para que construam aprendizagens com significado para suas vidas.
O professor age como um mediador que a partir das relações entre desenvolvimento e aprendizagem buscará formas de instrumentalizar o conhecimento.
ninofera:
também estou precisando dessas respostas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1. A aliança entre uma agenda educacional (como no caso da alfabetização) e uma luta política pautada a partir da voz do povo, em que o questionamento e a denúncia desses problemas pelo próprio povo fossem o esteio de sua mobilização e organização.
2. Liberdade e Luta.
3. Um ser de relações pelas quais apreende as contradições do mundo natural e social, incorporando suas reverberações na individualidade e na formação da subjetividade, humanizando o mundo e a si mesmo.
4. Pedagogia do oprimido.
5. O professor age como quem deposita conhecimento em um aluno dócil e receptivo. O saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores.
Explicação:
NOTA 10
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Contabilidade,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás