Segundo o texto “As TIC podem auxiliar na gestão da escola?”, Ana Maria Di Grado Hessel cita que
é importante que os gestores conheçam as redes informais e autogeradoras, além das estruturas formais da organização. As estruturas formais são conjuntos de regras e regulamentos que definem as relações entre as pessoas e as tarefas e determinam a distribuição de poder. [...] As estruturas ou redes informais são redes de comunicações fluidas e oscilantes. [...]Os gestores experientes devem saber trabalhar com a organização informal, ou seja, deixar que as estruturas formais cuidem do trabalho de rotina, recorrendo à organização informal para a realização de tarefas que transcendem a rotina cotidiana.
Isto significa que:
I. Os avanços tecnológicos disponibilizam ferramentas aos gestores que, através delas, podem otimizar serviços burocráticos, fazendo com que as rotinas manuais passam a ser executadas pelos computadores.
II. Os gestores devem proporcionar o espaço social necessário para que floresçam as comunidades informais, promovendo encontros especiais que encorajem as reuniões informais como jornal da escola, murais, reuniões no pátio, salas virtuais de bate-papo e encontros em locais descontraídos.
III. A escola deve facilitar a interação e participação dos sujeitos com a adoção das TIC, dando suporte e ampliando os canais de comunicação e facilitando a interação entre pais, professores, alunos etc.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
todas as alternativas estão corretas
Respondido por
2
Todas estão corretas.
Perguntas interessantes