Administração, perguntado por luizribeirobatista, 9 meses atrás

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), “uma concentração, em termos de mercado, de cerca de .30% não é nenhum ‘bicho de sete cabeças'. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente”.
Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado).

Com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, aponte qual(is) força(s) serão “fortalecidas” com essa estratégia.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
12

Segundo Porter, com a presença da força competitiva temos uma grande exacerbação da rivalidade entre os concorrentes. Isso porque a força competitiva é originária da competição por mais de uma empresa pelo mesmo cliente.

Além disso, a rivalidade é intensificada diante das seguintes situações: redução do número de clientes diante do mercado, crescimento do baixo setor e claro, quando aumenta o número de empresas concorrentes no mercado.

Respondido por rogeriogarcia97
1

Resposta:

O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores.

Explicação:

Caso ocorram fusão e aquisição essas novas empresas poderão comprar em mais quantidade e assim conseguir fornecer mais produtos e comprar mais produtos para revenda aumentando assim o seu poder. Exemplo. O grupo GPA que dentem muitas lojas no país e aumentou sua participação realizando aquisições.

Perguntas interessantes