Segundo o PCN de História (1997) e Coelho e Costa (2011), compreender a crise da sociedade contemporânea é o ponto de partida para se buscar os caminhos para gerar um novo modelo civilizatório (formas alternativas de relações sociais, de cidadania e formação humana de cunho democrático) que tenha, como referência, o ser humano em suas necessidades, potencialidades e cultura vivida. Isso implica afirmar que:
a)
A educação, em alguns aspectos, acaba limitando o olhar do sujeito em formação sobre os fatos históricos e sociais.
b)
A educação, enquanto ensino público, é deficiente e inferior ao ensino particular, uma vez que este oferece melhores condições de ensino.
c)
A educação nacional tem copiado modelos europeus de ensino, por se tratar de um exemplo de qualidade escolar.
d)
A educação, em todas as suas dimensões e espaços, deve ser entendida como um processo social formador de todas as dimensões do ser humano.
e)
A educação no Brasil tem contemplado melhor os alunos da região sudeste-sul do que os alunos das demais regiões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (D) A educação, em todas as suas dimensões e espaços, deve ser entendida como um processo social formador de todas as dimensões do ser humano.
Explicação:Segundo Coelho e Costa (2011, p. 14), compreender a crise da sociedade contemporânea é o ponto de partida para se buscar os caminhos para gerar um novo modelo civilizatório (formas alternativas de relações sociais, de cidadania e formação humana de cunho democrático) que tenha, como referência, o ser humano em suas necessidades, potencialidades e cultura vivida. Sendo assim, é possível afirmar que a educação, em todas as suas dimensões e espaços, é um processo social formador de todas as dimensões do ser humano.
Resposta:
d) A educação, em todas as suas dimensões e espaços, deve ser entendida como um processo social formador de todas as dimensões do ser humano
Explicação:
Segundo Coelho e Costa (2011, p. 14), compreender a crise da sociedade contemporânea é o ponto de partida para se buscar os caminhos para gerar um novo modelo civilizatório (formas alternativas de relações sociais, de cidadania e formação humana de cunho democrático) que tenha, como referência, o ser humano em suas necessidades, potencialidades e cultura vivida. Sendo assim, é possível afirmar que a educação, em todas as suas dimensões e espaços, é um processo social formador de todas as dimensões do ser humano.