História, perguntado por IlanaMaiara1276, 1 ano atrás

Leia o trecho do filósofo grego Aristóteles acerca da escravidão e responda aos itens c, d, e.“[...] Hó na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros como o corpo o é em relação à alma, ou a fera ao homem; são os homens nos quais o emprego da força física é o melhor que deles se obtém. Partindo dos nossos princípios, tais indivíduos são destinados, por natureza, à escravidão; porque, para eles, nada é mais fácil que obedecer. Tal é o escravo por instinto: pode pertencer a outrem, e não possui razão além do necessário para delo experimentar um sentimento vago; não possui a plenitude do razão. [...] A utilidade dos escravos ê mais ou menos a mesma dos animais domésticos: ajudam-nos com sua força física em nossas necessidades quotidianas. [...] Assim, dos homens, uns são livres, outros escravos; e para eles é útil e justo viver na servidão. [...]"ARISTÓTELES. A poiftica. Rio de Janeiro: Ediouro. s/d. p. 26.c)Por que, para Aristóteles, alguns indivíduos são destinados à escravidão? /hid)0 escravo pode ser considerado um anticidadão e um estrangeiro absoluto na sociedade ateniense?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
41

Olá,


C) Aristóteles parte da ideia de que há homens superiores e inferiores; que os escravos não possuem pensamento racional, que sua alma também é inferior. E por isso são passivos, possuem maior desenvolvimento no corpo, para realizar tarefas, do que no corpo e na alma. Essa e a ideia dele usada para sustentar a escravidão.


D) Sim, pois o escravo, apesar de viver na sociedade ateniense, jamais fez parte dela; era apenas marginalmente utilizado e com funções específicas. Por qualquer que fosse a razão, poderia ser morto, expulso, preso ou descartado. Por isso, era um estrangeiro absoluto.


Espero ter ajudado!

Respondido por leticiagald920
15

Resposta:

Por que, para Aristóteles, alguns indivíduos são destinados à escravidão?

Na Grécia Antiga, com exceção de Atenas, todas as cidades-estado utilizavam amplamente a mão-de-obra escrava, o que justifica a visão de Aristóteles. Ele acredita que existem pessoas que podem ser dominadas, visto que, elas "aceitam".

O escravo pode ser considerado um anticidadão e um estrangeiro absoluto na sociedade ateniense?

Sim, a qualquer momento eles poderiam ser excluídos da sociedades.

Perguntas interessantes