Segundo o historiador grego Tucídides (século V a.C.), Atenas foi a “escola de toda a Grécia”. De fato, a concepção ateniense de Estado fez surgir a figura do cidadão da pólis. Ao lado dos cuidados com a educação física, destacava-se, neste contexto, a formação intelectual como propedêutico indispensável para o exercício da vida pública e política. Sobre a educação na Antiguidade grega, julgue as alternativas abaixo, classificando-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos. ( ) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino. ( ) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas. ( ) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C. ( ) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania. Assinale a sequência CORRETA: V, F, V, F, F. F, V, V, F, F. F, V, F, V, V. F, F, V, V, F. V, F, F, V, F.
Soluções para a tarefa
(F) A educação se iniciava aos 7 anos de idade, com acesso igualitário para meninos e meninas que, nas escolas da cidade, tinham acesso ao patrimônio intelectual produzido pelos filósofos. [As mulheres não tinham acesso à escola, “suas atividades eram direcionadas, em geral, às tarefas domiciliares e à procriação”]
(V) A criança do sexo feminino permanecia no gineceu, local da casa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos, menos importantes, em um mundo essencialmente masculino.
(F) O ensino elementar de leitura e escrita, era, neste período, extremamente valorizado e o mestre de letras, sempre uma pessoa da elite muito bem remunerada, ocupava-se da formação básica de meninos e meninas.
(V) Dos 16 aos 18 anos, a educação assumia uma dimensão cívica de preparação militar, instituição que se desenvolveu por volta de século IV a.C.
(V) A pedagogia grega, voltada ao cultivo da vida
espiritual, igualava todos os cidadãos preparando-os para os cuidados com o
corpo, para o exercício da filosofia e para a prática pública da cidadania. [Obs. É interessante observar que nem
todos os indivíduos da sociedade eram considerados cidadãos. A mulher, por
exemplo, não era considerada, ou seja, não existia cidadã]
Resposta: F, V, F, V, V.