Segundo o fragmento de texto, como se deu a expansão da cafeicultura no Segundo Reinado brasi- leiro?.
Soluções para a tarefa
A expansão cafeeira no Brasil ocorreu por meio da formação de grandes latifúndios voltados para a monocultura (ou seja, o cultivo de um único gênero vegetal), com apoio do governo do Brasil (na época, a Monarquia) e com o uso pesado primeiro de mão-de-obra escrava e, depois, de imigrantes pobres europeus.
Se tornou o principal produto de exportação brasileiro no Século XIX, sendo os grandes cafeicultores as pessoas mais ricas e influentes na política nacional, usando esta posição de prestígio (e o poder econômico que detinham) para desacelerar a libertação gradual dos escravizados e para promulgar leis (como a Lei de Terras, em 1850) que os beneficiava em detrimento dos camponeses empobrecidos.
Resposta:
A expansão da cafeicultura no Brasil aconteceu principalmente na região Sudeste, e ocorreu logo depois do Período Imperial, que concentrou o eixo econômico do país nessa região. Influenciada pelo declínio das lavouras tradicionais de cana-de-açúcar, algodão e tabaco, essa expansão se deu a partir da segunda metade do século XIX e reajustou a economia regional e nacional.
A colonização no estado de São Paulo, baseado na monocultura do café e latifúndio, além do trabalho escravo, obteve novas características. A concentração da economia do ciclo do café teve início no Vale do Paraíba (por causa das ótimas condições climáticas e solo propício) e, mais tarde, se alastrou para o interior do estado (sertão).
A produção de café se tornou o principal elemento da economia nacional e levou a uma estruturação completa no estado de São Paulo, pois organizou os âmbitos políticos, econômicos e sociais.
Até hoje, o Sudeste do país, área do eixo São Paulo-Rio de Janeiro, é o principal centro econômico do país.
Leia sobre assunto relacionado em:
brainly.com.br/tarefa/4951033
Explicação: