Lógica, perguntado por euclidesslira, 10 meses atrás

الحس segundo o estudo O que leva um pensamento suicida​

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernandaknopf
11

Resposta:

Pensamentos suicidas podem surgir quando uma pessoa se encontra em um profundo estado de desesperança.

EXPLICAÇÃO PASSO-A-PASSO:

PESAMENTOS SUICIDAS--7 MANEIRAS PARA COMBATÊ-LOS.

CARACTERÍSTICA DOS PENSAMENTOS SUICIDAS

Quando estamos com dificuldades, automaticamente estamos mais sujeitos a nos entregar para pensamentos negativos. A maneira como pensamos exerce grande influência sobre nós.

Com o passar do tempo, esses pensamentos se tornam naturais. A cada dia, dedicamos mais e mais tempo para contemplá-los, especialmente quando algo ruim acontece em nossas vidas. Na verdade, sentimos até um pouco de conforto em pensar de forma negativa.  

É assim que eles evoluem para pensamentos suicidas. A constante negatividade, baixa autoestima, preocupação, ansiedade, entre outros sentimentos que nos ferem, abre caminho para doenças e transtornos psiquiátricos.  

Por conta dessa inconformidade com a vida e, possivelmente, impotência para mudá-la, surge o desejo de morrer. Assim, pensamentos como “a vida não vale a pena” ou “não há nada que posso fazer para mudar”, bem como planos para tirar a própria vida se manifestam.

O que lhe traz tanta infelicidade? O que você gostaria de modificar para ser mais feliz? O caminho para a mudança pode ser longo e apresentar alguns obstáculos, mas sempre há uma solução.

ADMITA QUE VOCÊ PODE TER UM PROBLEMA

Seus pensamentos podem ser o reflexo de um transtorno mental ainda não identificado. Muitas pessoas não conseguem compreender seus sentimentos e os associam à loucura.

Se você quebrou o pé, você vai até o hospital e se consulta com um médico, certo? É o mesmo para doenças psicológicas. O correto é ser honesto consigo mesmo.

ACEITE QUE A SOLUÇÕES PARA ESSES PROBLEMAS

Mergulhados em nossos problemas, não conseguimos encontrar nem acreditar que existam soluções para eles. Chegamos até a afastar qualquer possível ajuda das pessoas que amamos.

Essa crenças e que ninguém pode ajudar não levará a lugar nenhum. Independente das circunstâncias é possível encontrar outro caminho.

NÃO SE DEIXE LEVAR PELOS PENSAMENTOS

Pessoas com comportamento autodestrutivo têm uma crença fiel em seus pensamentos suicidas.

Por mais que a voz em nossa mente repetidamente diga “a vida não vale a pena”, não acredite nela. Revide com “vale a pena porque sou uma pessoa maravilhosa e farei coisas maravilhosas para mim e para os outros”.

Lembre-se que os pensamentos negativos podem, a qualquer momento, ser substituídos por positivos. Não há ninguém, além de nós mesmos, que possa impedir que isso aconteça.

DEIXE O MEDO E A VERGONHA DE LADO

Escondemos quando estamos mal por inúmeros motivos. Não queremos chamar atenção, preocupar a família ou sermos vistos como “fracos” e “incapazes”.

Olhamos para a vida das pessoas à nossa volta e tudo parece perfeito, por isso, acreditamos que devemos fingir que tudo está bem e insistir em seguir o mesmo padrão.  

A verdade é que todo mundo está ou já esteve insatisfeito com algum aspecto da vida. Apesar de não ser abertamente compartilhada, essa experiência é muito comum.

Buscar alternativas para se sentir melhor não é fraqueza!

Se não se sentir confortável, não é necessário compartilhar os detalhes dos seus pensamentos. Mas tente superar a vergonha ou o medo, e não permita que eles o impeçam de procurar ajuda.

CULTIVA BONS HÁBITOS

Quando se sentir sem esperança, procure o que há de bom em sua vida. Coisas singelas como ter uma cama para dormir ou comida para se alimentar.

Outros hábitos positivos que você pode, aos poucos, inserir em sua vida são:

  • exercícios rotineiros — se não gostar de atividades físicas, tente caminhar por 30 minutos;
  • escreva todas as suas conquistas e as relembre constantemente — isso pode soar arrogante, mas é sempre bom estarmos cientes de nossa capacidade. Inclua até mesmo pequenas vitórias.  
  • Durma mais cedo;
  • Saia de casa — não importa para onde ou com quem, somente reserve horários em sua semana para deixar o conforto do lar. De preferência, faça algo que goste muito e deixe sua mente descansar por alguns minutos;  
  • doe seu tempo para ajudar alguém — pode ser um voluntário em uma ONG ou instituição local, ou pela internet mesmo. Ajudar o próximo é uma ótima maneira para entrar em contato com outras histórias de vida e expandir nossos horizontes. O voluntariado também nos dá um propósito, especialmente quando estamos temporariamente desempregados ou sem atividades.
  • trabalhe em sua autoestima — isso mesmo. Autoestima elevada é a consequência de exercícios constantes. Liste suas qualidades. Lembre-se dos elogios já feitos a você. Se você possui traços que não lhe agradam, não se acanhe e mude-os.

 

COMPARTILHE SEUS PROBLEMAS

Ao contrário do que se acostuma pensar, guardar o que sentimos dentro de nós é prejudicial. Tentamos parecer fortes para os demais e nos esquecemos de cuidar de nós mesmos.

Desabafar com pessoas de confiança não traz apenas um sentimento positivo, mas também nos auxilia a enxergar o que antes estava invisível para nós.

ESPERO TER AJUDADO

BONS ESTUDOS<3<3<3

Anexos:

layannesantoso16: Agradeço!
Perguntas interessantes