Segundo o Caderno de Psicologia Hospitalar (CRP-08, 2016) “o profissional de Psicologia Hospitalar lida não apenas com o sofrimento do paciente, mas trabalha com a família e os profissionais envolvidos, em função de promover o enfrentamento da doença por todos esses personagens”. Sobre a prática da Psicologia dentro de Hospitais Gerais, é correto afirmar: Escolha uma:
a. A Psicologia Hospitalar restringe-se às práticas de seleção e recrutamento dos profissionais médicos e enfermeiros, levando-se em consideração as habilidades e perfil necessários para se trabalhar em hospitais.
b. O profissional psicólogo adentra aos hospitais após demandas e possibilidades de trabalho reconhecidas pelos próprios psicólogos, pelas instituições hospitalares ou outros profissionais da saúde. CORRETO
c. A Psicologia Hospitalar é oriunda das práticas dos Psicólogos nos Hospitais Psiquiátricos e Manicômios, uma vez que nestes foi percebido a importância do profissional psicólogo para o trabalho em equipe e tratamento dos doentes.
d. Os profissionais psicólogos historicamente sempre detiveram grande importância dentro dos hospitais, participando inclusive da constituição destes como espaço de cura e tratamento em saúde.
e. A Psicologia Hospitalar tem seu surgimento na mesma época em que os outros profissionais de saúde “não-médicos” adentram aos hospitais, como os nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros.
Soluções para a tarefa
Olá!
A Psicologia Hospitalar compreende uma sub-área da Psicologia, cujo enfoque são os pacientes que encontram-se dentro das instituições hospitalares.
Dessa forma, os psicólogos são requisitados pela alta demanda e especialidade, em tratar e confortar os pacientes, muitas vezes, em períodos de decisões difíceis.
Portanto, trata-se de uma mais uma área de atuação dos psicólogos, os quais também podem ser demandados por outros profissionais da saúde, para avaliar a saúde mental dos pacientes.
Resposta, b. O profissional psicólogo adentra aos hospitais após demandas e possibilidades de trabalho reconhecidas pelos próprios psicólogos, pelas instituições hospitalares ou outros profissionais da saúde.
O profissional psicólogo adentra aos hospitais após demandas e possibilidades de trabalho reconhecidas pelos próprios psicólogos, pelas instituições hospitalares ou outros profissionais da saúde.