História, perguntado por Graziela675342, 1 ano atrás

Segundo o autor, quais motivos levaram ao gradual desaparecimento da população brasileira?

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
67
Olá

Essa questão é referente ao texto e ideais defendidos por Conde de Gobineau.

A população brasileira, há tempos, era (ainda é, claro) formada pela miscigenação de relações entre os africanos, índios e uma minoria de portugueses.

Acontece que, nessa mesma época, dava-se créditos à teoria de superioridade dos homens brancos em detrimento dos negros, asiáticos e indígenas.

A partir disso, Gobineau chegou à conclusão de que, se já não eram "raças" desenvolvidas, a mistura das raças que não fossem as do homem branco europeu, não daria bons frutos, ou melhor, boas crias. Não haveria uma perpetuação da "espécie". Ocorrendo assim, seu desaparecimento gradual.

Boa noite! :)
Respondido por ferretti
6

A questão está incompleta. Abaixo o texto de Arthur Gobineau, que faz parte dela.

"A grande maioria da população brasileira é mestiça e resultam de mesclagens contraídas entre os índios, os negros e um pequeno número de portugueses. Todos os países da América, seja no norte ou no sul, hoje mostram, incontestavelmente, que os mulatos de distintos matizes não se reproduzem além de um número limitado de gerações.  

A esterilidade nem sempre existe nos casamentos, mas os produtos da raça gradualmente chegam a ser tão mal sãos e inviáveis que desaparecem antes de deram a luz, ou então deixam rebentos que não sobrevivem”

Podemos observar que, de acordo com o autor, a população brasileira, por ser mestiça, estaria fadada ao fracasso e à extinção. Essa perspectiva é racista e faz parte de uma compreensão científica muito comum nos séculos XIX e XX, que chegaram ao seu auge com a prática nazista de perseguição e eliminação dos judeus com o Holocausto.

A ideia de pureza racial foi motivadora para uma série de desgraças que tomaram o mundo nas últimas décadas.

Para saber mais, acesse:

brainly.com.br/tarefa/18586505

Em anexo, Gobineau.

Anexos:
Perguntas interessantes