Segundo Nascimento (2014, p15), “o estoque é um dos ativos mais importantes de uma empresa, principalmente se ela for comercial ou industrial, afinal de contas, faz parte de seu negócio principal, pois está envolvido em sua atividade geradora de resultados”.
NASCIMENTO, C. L.. Contabilidade intermediária. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2014.
Sobre os estoques, leia as afirmações a seguir:
I. O adiantamento a fornecedores não gera débito nos estoques, porque eles ainda não chegaram à empresa. Apenas o pagamento foi antecipado.
II. As vendas geram uma baixa de estoque, ou seja, crédito na conta de estoques e débito na conta de CMV.
III. No inventário permanente, quando o critério de avaliação é o custo médio, o custo unitário de aquisição sempre mudará com novas entradas por compras.
IV. As compras geram somente crédito contábil na conta de estoques.
Soluções para a tarefa
Bom dia,
Analisando cada alternativa:
I - VERDADEIRO - O adiantamento a fornecedores não irá gerar débito de estoques, pois ainda não houve entrada do estoque. No momento do adiantamento irá gerar um direito de recebimento (débito) das mercadorias e um crédito que representará a saída do caixa.
II - VERDADEIRO - As vendas geram um crédito na conta de estoques como reconhecimento da saídas das mercadorias e um débito na conta de Custo das mercadorias vendidas como reconhecimento do custo das mesmas.
III - VERDADEIRO - Pelo método de avaliação do custo médio, a cada nova entrada de mercadorias, o custo unitário é recalculado através da média ponderada entre o estoque preexistente e a nova entrada.
IV - FALSO - Na compra de mercadorias haverá um débito na conta de estoques.