Segundo Marx, por mais que o salário fosse alto, ele sempre iria se constituir apenas de uma parte da riqueza que o trabalhador produz. A maior parte da riqueza era apropriada pelo capitalista. Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que designa corretamente como Marx chamava a parte da riqueza gerada pelo trabalhador que não era entregue a ele, mas sim apropriada pelo capitalista:
Soluções para a tarefa
Olá!
A questão está incompleta, as alternativa são:
A - Retificação.
B - Materialismo histórico.
C - As relações de produção.
D - Mais-valia.
E - Concepções capitalistas.
A alterativa correta é a letra D)
Para Marx, a mais valia era o valor produzido pelo trabalho, mas que não era entregue ao trabalhador, é o que chamamos de lucro do empreendedor.
Segundo Marx, a mais valia só existia pela exploração que os empresários faziam sobre os trabalhadores, e que devido a isso, sempre existiria divisão entre classes.
Ainda nos pensamentos de Marx, ele tinha a confiança de que existiria uma luta de classes e que isso poderia criar um mundo justo, mas empreender não é injusto, nem incorreto, na verdade, é a única coisa que faz o mundo existir e se desenvolver.
Resposta: LETRA "D"
MAIS-VALIA
Explicação: Segundo Marx, o salário representa apenas uma parte da riqueza que o trabalhador produz; o resto da riqueza é apropriado pelo capitalista na forma daquilo que Marx chama de mais-valia
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 101. 1º PARÁGRAFO