Segundo Martín-Barbero, é preciso falar sobre o estudo dos gêneros, a história social e cultural dos gêneros. Os gênerosaparecem não como propriedades dos textos. O gênero não é algo que passa ao texto, mas algo que passa pelo texto. (...) ogênero é uma estratégia de comunicação ligada aos vários universos culturais.Leia os trechos abaixo adaptados de "Gêneros ficcionais: materialidade, cotidiano, imaginário", de Silvia Helena S. Borelli:I. O gênero é considerado como um agrupamento ou filiação de obras literárias a uma classe ou espécie, subordinadas porsua vez a artifícios de normatização e classificação.II. O gênero é uma categoria abrangente, e serve como elo entre os diferentes momentos da cadeia que une espaço deprodução, anseios dos produtores culturais e desejos do público receptor.III. O gênero é um modelo dinâmico, com repertório variado de estruturas resultantes de conexões entre um ou mais gênerose da relação com novos recursos que, introduzidos, transformam ou recriam padrões mais ou menos abertos.Identifica-se com a posição de Martín-Barbero SOMENTE o que se afirma em(A) I e II.(B) II e III.(C) I e III.(D) I.(E) II
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Segundo Martín-Barbero, é preciso falar sobre o estudo dos gêneros, a história social e cultural dos gêneros:
Identifica-se com a posição de Martín-Barbero SOMENTE o que se afirma em: (B) II e III.
O pensamento de Martín-Barbero reflete a tendência moderna sobre os gêneros que:“é manifestamente descritiva. Não limita o número de possíveis gêneros nem dita regras aos autores. Supõe que os gêneros tradicionais podem ‘mesclar-se’ e produzir um novo gênero [...]”
Portanto, as alternativas II e III, é que mostram essa relatividade entre os conceitos culturais e o modelo dinâmico que constituem a essência dos gêneros.
Bons estudos!
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