Segundo Kramer (1993), é possível perceber três tendências que fundamentam as ações dos profissionais e as atividades ofertadas às crianças da Educação Infantil nas escolas brasileiras.
Quais são estas tendências educacionais e qual papel destinam à criança no processo de aprendizagem?
Soluções para a tarefa
A tendência liberal, progressista e histórico crítica.
O ensino tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.
A escola nova, prioriza o método inclusivo, e, a coletividade para o aprendizado, devendo o professor ser um facilitador do conhecimento, o que reforça a incoerência da segunda alternativa, sendo apenas a terceira verdadeira.
Por fim, em ambas a aprendizagem era transmitida de uma forma, sendo justamente a forma como esse conteúdo era passado o diferencial entre as tendências.
Resposta:
a Tendência Romântica, que concebe a escola como “Jardim de Infância”, onde a criança é “sementinha” ou “plantinha” que brota e a professora a jardineira; a Tendência Cognitiva, de base psicogenética, que enfatiza a construção do pensamento infantil no desenvolvimento da inteligência e da autonomia; e a Tendência Crítica, que vê a pré-escola como lugar de trabalho coletivo, a criança e o professor como cidadãos e a educação como fator de transformação do contexto social.
Explicação: