Segundo Junqueira e Carneiro, 2017 Uma característica importante das células eucariontes é sua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas ou produzidas nas próprias células. Além disso, há grandes diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. A célula eucarionte é como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem etc. Além de aumentar a eficiência, a separação das atividades permite que as células eucariontes atinjam maior tamanho, sem prejuízo de suas funções.
Tendo como referência o material didático, as aulas ao vivo e as referencias bibliográficas listadas, responda as questões abaixo:
1) Liste as macromoléculas orgânicas que formam as células e relacione suas principais funções.
2) Descreva as estruturas tridimensionais das proteínas e explique o processo de desnaturação proteica e suas consequências.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
Carboidrato
Desempenha funções essenciais para o funcionamento das células, como;
* Energética; são importantes fontes de energia para as células ex; glicogênio (animais) e amido (vegetais).
*Estrutural; estão presentes na parede celular de plantas, algas, fungos e bactérias.
*Marcadores da identidade celular, exemplo; glicoproteínas na membrana plasmática
*Componentes extracelulares fazem parte da matriz extracelular.
Lipídios
Exerce funções importantes, como;
*Estoque energético; cada grama de lipídio, fornece 9kcal, enquanto carboidratos e proteínas fornecem, aproximadamente, 5kcal cada.
*Isolamento térmico; ao formar o tecido adiposo, os lipídios têm função de proteção contra o frio em animais, como ursos e baleias.
*Estrutural; são componentes fundamentais na estrutura das membranas celulares.
*Impermeabilização; devido á hidrofobia , os lipídios atuam como impermeabilizadores em diversos vegetais.
*sinalização; alguns lipídios, atuam como hormônios e, assim, sinalizam e controlam diversos processos no metabolismo celular.
Proteínas
*Enzimática; aceleram reações químicas no metabolismo
*Estrutural; componentes da membrana plasmática, do citoesqueleto, da matriz extracelular e dão suporte ás células (como o colágeno)
*Transporte; ligadas á membrana plasmática, são responsáveis por transportar substâncias para dentro e para fora das células.
*Identidade celular; sinalizam células específicas, como as glicoproteínas na superfície da membrana plasmática
*Movimentação celular; proteínas do citoesqueleto que podem se estender até cílios e flagelos.
*Comunicação celular; recebem e enviam informações de uma célula para outra, como é o caso da insulina.
Ácidos nucléicos
presentam a função de conter o material genético das células, o qual é constituído por todas as informações necessárias que darão origem aos seres vivos.
Dessa forma, sabe-se que existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA e o RNA.
O DNA encontra-se dentro do núcleo celular, com a função de transmitir as informações para as células-filhas, enquanto o RNA é produzido a partir do DNA, cuja função está relacionada com a síntese de proteínas.
2)
Quando essas conformações espaciais são alteradas ou destruídas, dizemos que a proteína foi desnaturada ou ocorreu uma desnaturação proteica, mantendo somente a estrutura primária, que é a própria cadeia peptídica, formada pela sequência de aminoácidos ligados entre si.
Os fatores que alteram a estrutura de uma proteína podem ser diversificados, incluindo alteração na temperatura e no pH do meio, ação de solventes orgânicos, agentes oxidantes e redutores e até mesmo agitação intensa.
Explicação:
1. As macromoléculas orgânicas que formam as células são as proteínas, carboidratos e lipídios.
As proteínas têm funções diversas nas células, mas estão principalmente presente na carioteca, no núcleo, no citoesqueleto e na membrana plasmática, como transportadoras transmembranas e moléculas de reconhecimento celular.
Os carboidratos são utilizados pela mitocôndria para gerar energia.
E os lipídios fazem parte da membrana plasmática, atuando também como reserva energética.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/46883824
2. As proteínas assumem diferentes estruturas de acordo com a ligação de seus compostos.
Na estrutura primária tem-se apenas a sequência de aminoácidos, que concede a identidade daquela proteína. Na estrutura secundária há interação entre os aminoácidos de diferentes cadeias primárias. Essas ligações ocorrem por ponte de hidrogênio ou por ponte de enxofre.
A estrutura terciária ocorre quando as cadeias secundárias se unem a partir de ligações entre seus resíduos. E na estrutura quaternária tem-se um arranjo oligomérico entre duas ou mais cadeias peptídicas.
Quando a proteína é submetida a condições extremas de pH e/ou temperatura, ela pode sofrer desnaturação, que é uma alteração na estrutura terciária.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38581961