Segundo Gramigna "2007", a gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas difundido nos Estados Unidos, que chegou ao Brasil em 1990 através das multinacionais, e pode ser definido como um “conjunto de ferramentas, instrumentos e processos metodológicos voltados para a gestão estratégica de pessoas” *GRAMIGNA, 2007, p. 43*. É um processo contínuo que permite a definição e a identificação das competências da empresa e das pessoas, bem como detecta lacunas e direciona as ações de desenvolvimento, ou seja, a partir deste modelo, o processo de recrutamento e seleção irá agregar novas competências individuais à empresa e o treinamento e desenvolvimento irão focar na evolução deste novo integrante organizacional.
Tratando do tema desenvolvimento de pessoas, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa que denota algumas das características corretas, tanto para o treinamento como o desenvolvimento do pessoal.
Alternativa 1:
Treinamento: curto prazo, crescimento pessoal, melhoria dos resultados; Desenvolvimento: médio prazo, formação, educação, aprendizagem prática.
Alternativa 2:
Treinamento: médio prazo, processo cíclico, desenvolvimento de habilidades, atitudes e conceitos; Desenvolvimento: curto prazo, crescimento pessoal, centros de desenvolvimento interno.
Alternativa 3:
Treinamento: longo prazo, posições de assessoria, aumento da produtividade; Desenvolvimento: curto prazo, melhoria na qualidade dos resultados, desenvolvimento de habilidades.
Alternativa 4:
Treinamento: curto prazo, transmissão de informações, posições de assessoria, atribuição de comissões; Desenvolvimento: longo prazo, processo cíclico, redução dos custos, treinamentos fora da empresa.
Alternativa 5:
Treinamento: curto prazo, diagnóstico, desenho, implementação, avaliação; Desenvolvimento: longo prazo, rotação de cargos, aprendizagem prática, participação em cursos e seminários, business games.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: Treinamento: curto prazo, diagnóstico, desenho, implementação, avaliação; Desenvolvimento: longo prazo, rotação de cargos, aprendizagem prática, participação em cursos e seminários, business games.
Página 54 e 55 do livro.
Treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas.
1. Diagnóstico
2. Desenho
3. Implementação
4. Avaliação
Desenvolvimento. Voltado para o crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não apenas ao cargo presente.
Correto então seria a ALTERNATIVA 5.
Resposta:
Alternativa 5, Treinamento: curto prazo, diagnóstico, desenho, implementação, avaliação; Desenvolvimento: longo prazo, rotação de cargos, aprendizagem prática, participação em cursos e seminários, business games.
Explicação:
Na conceituação de treinamento estabelece-se que se trata de um processo cíclico e contínuo, composto das etapas de diagnóstico (levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas - tanto passadas quanto futuras), desenho (elaboração do programa de treinamento para atendar às necessidades diagnosticadas), implementação (aplicação e condução do programa de treinamento) e avaliação (verificação dos resultados de treinamento).
Já para o conceito de desenvolvimento volta-se para o crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não o cargo presente (somente). Considera a formação do indivíduo a longo prazo e pode se valer de vários métodos como a rotação de cargos (movimentação da pessoa em vários cargos da empresa para o desenvolvimento de habilidades), a aprendizagem prática (a pessoa passa a se dedicar em tempo integral a um trabalho para analisar e resolver problemas), a participação em cursos e seminários (uma forma tradicional de aquisição de conhecimento) e os jogos de empresas (equipes competem tomando decisões em ambientes simulados por softwares), entre outras.