Português, perguntado por zektryom, 5 meses atrás

Segundo excerto de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis:
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento.Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me aboa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginara mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:— Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Por que o autor diz que lhe restou um pequeno saldo? Que saldo seria esse? Seria algo positivo ou negativo? Através de qual figura de linguagem ele consegue produzir esse efeito? Marque a resposta incorreta: *
7 pontos
Brás Cubas é um anti-herói, pois não realizou as peripécias positivas ao herói tradicional.
Brás Cubas é um anti-herói porque não é superior aos demais personagens em relação às realizações.
No final do último parágrafo, há o uso da figura de linguagem paradoxo (oxímoro).
Saldo positivo: não ter filho e não ter lhe passado/ensinado: a mesquinhez, pequenez e não realizações.
O "este outro lado do mistério" é a vida antes da morte.
O capítulo é todo de negativas, mas ainda lhe resta um saldo, então no fim isso é positivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gessanadmengeon
0

Resposta:

ENEM E VESTIBULARES

Painel

Matérias

Plano de Estudos

Aulas ao vivo

Correção de Redação

Exercícios e Provas

Apostilas

Simulados

Banco de Provas

Fórum de dúvidas

Academia do Hábito

Loja de Livros

Planos

Ajuda

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

QUESTÃO 8

(FUVEST-SP) "Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dª Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginaria que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." Trata-se do trecho final de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Levando isso em consideração, examine a expressão "ao chegar a este outro lado do mistério". Com ela, o narrador:

Perguntas interessantes