ENEM, perguntado por Emerson230812, 1 ano atrás

Segundo dados divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2017, mais de 15 mil trabalhadores morreram vítimas de acidentes trabalhistas. Nesse mesmo intervalo, calcula-se que foram registrados cerca de 4 milhões de casos de acidentes e doenças do trabalho. Conhecer a realidade, desse preocupante cenário, é fundamental para estimular a conscientização e o investimento para melhorar esses índices. Adaptado de: . Acesso em: 05 mar. 19. Nesse contexto apresentado e segundo os estudos sobre as falhas humanas, analise as afirmativas a seguir: I. O ato inseguro é definido por qualquer fator externo ou interno ao indivíduo que altere o seu comportamento ou que o leve a perdas. II. O fator pessoal de insegurança consiste em um ato involuntário que se desvia do padrão normal ou preestabelecido, contrariando as normas de prevenção de acidentes. III. Os erros de decisão consiste em avaliações incorretas de espaço, tempo, força e decisões erradas, sendo que também podem ocorrer erros de ação. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por dudana232osolt4
4

Resposta:

III ,apenas

Explicação:

Os erros de decisão consiste em avaliações incorretas de espaço, tempo, força e decisões erradas, sendo que também podem ocorrer erros de ação


andbzn: concordo
Respondido por CesarFranchi
3

Resposta:

Alternativa 5; (I, II e III)

Explicação: Análise Ergonomicas do Trabalho: pag. 107

Erro (ou ato inseguro) é um ato involuntário que se desvia do padrão normal ou preestabelecido, contrariando as normas de prevenção de acidentes. Uma característica do erro é que ele não tem intenção de causar dano, mas pode ocorrer devido a uma relação mal planejada entre a tarefa e o trabalhador ou a um fator pessoal do trabalhador que o coloque em condições não favoráveis à realização da tarefa de forma segura. Esse último é chamado de fator pessoal de insegurança, sendo definido por qualquer fator externo ou interno ao indivíduo que altere o seu comportamento ou que o leve ao erro; aqui se incluem características físicas (dores, doenças), psicológicas (depressão, tensão, excitação, neuroses etc.) ou sociais (problemas de relacionamentos, preocupações de diversas origens); essas condições alteram o comportamento do trabalhador, propiciando que cometa atos inseguros.

Perguntas interessantes