ENEM, perguntado por samellamaps8825, 11 meses atrás

Segundo dados de 2008 da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais. Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrócitos, sendo o comprometimento dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes. Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente nos dias atuais é causada pela deficiência deO ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas no esfregaço de sangue.O folatos, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias macrocíticas e normocrômicas no esfregaço de sangue.® glicose-6-fosfato-desidrogenase, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo corado pela presença de hemácias normocíticas, hipocrômicas, além do corpúsculo de Heinz.® vitamina B-12, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo, pela presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.O vitamina C, que compromete a absorção de diversos nutrientes, resultando na presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
12

A alternativa A) ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas no esfregaço de sangue.

A anemia carencial ocorre pela falta de proteínas e de ferro na dieta, porém, o mais comum é pela falta de ferro.

A falta de ferro gera mudanças na morfologia das hemácias, que apresentam um aspecto microcítico e hipocrômico no esfregaço sanguíneo.

Porém, depois de alguns dias, as hemácias passam a ser maiores e mais imaturas, pois falta ferro para a medula óssea vermelha produzir hemácias normais, ela passa a gerar hemácias imaturas.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes