Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2000, ocorreram 16,7 milhões de óbitos, dos quais 7,2 milhões atribuídos à doença arterial coronariana. Estudos prospectivos estimam que, em 2020, esses números ultrapassem a casa dos 40 milhões. O crescimento acelerado da doença arterial coronariana, em países em desenvolvimento, representa uma das questões de saúde pública mais relevantes do momento, sendo responsáveis por cerca de 76% de óbitos por doenças cardiovasculares. A melhor compreensão da fisiopatologia do infarto agudo do miocárdio permitiu grande avanço na abordagem terapêutica dessa entidade nosológica, porém apesar de todo o progresso científico e tecnológico permanece como uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo ocidental. Com base na patologia do infarto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Ocorrer deslizamento de áreas musculares necróticas, com realinhamento dos miócitos na parede infartada e como conseqüência, há afilamento da região e dilatação da cavidade.
PORQUE
II. Após a oclusão coronariana, instala-se processo inflamatório na região infartada que, nas primeiras horas, é caracterizado por acúmulo de células inflamatórias e edema, seguindo-se fase de proliferação de fibroblastos com deposição de colágeno, sendo o tecido necrótico substituído por tecido fibroso, de cicatrização.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
b.
asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Corrigido pelo Ava
Explicação:
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes