Biologia, perguntado por evelynsanchez100625, 11 meses atrás

segundo dados da organização Mundial. de saúde, mais de 1,3 bilião de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais )estão infectadas pelo verme ancilostomo e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença .Popularme conhecida como amarelão, a enfermidade tornou-se celebre graças. a Monteiro Lobato ,quando este criou o personagem Jeca Tatu -caipira chmada por todos de preguiçoso,sempre pàlido ,mas que ao se descubrir doente de Amarelão, trata-se ,cura-se e torna-se fazendeiro rico." como você explica a "preguiça"e a pele amarelada do personagem ?e como essa doença pode ser evitada? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por homemdagravata
10

Explicação:

O contágio se dá através do contato com o solo contaminado por dejetos humanos contendo ovos de Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. A infecção pode durar um ano (A. duodenale) ou três a cinco anos (N. americanus).

Os parasitas adultos vivem no intestino delgado e, com suas placas cortantes ou dentes, rasgam as paredes intestinais, se alimentam do sangue (0,3 a 0,5 mL por dia) e provocam hemorragias e anemia. Para que ocorra anemia, é necessária infecção por cerca de 40 vermes. Depois do acasalamento, os ovos são expulsos com as fezes (a fêmea do Ancylostoma duodenale libera até 30 mil ovos por dia, enquanto que a do Necator americanus em torno de 9 mil). Encontrando condições favoráveis no solo, tornam-se embrionados 24 horas depois da expulsão.

A larva assim originada denomina-se rabditoide, e abandona o ovo, passando a ter vida livre no solo. Após cerca de sete dias transforma-se em larva capaz de penetrar através da pele do homem, denominada larva filarioide infestante, e permanece viável no ambiente por até seis semanas. Após penetração ativa na pele, migram para os capilares linfáticos da derme e, em seguida, capilares sanguíneos, sendo levadas pela circulação até o coração e, finalmente, aos pulmões, onde se caracteriza a fase migratória pulmonar com possível apresentação da síndrome de Loefler.

Outra contaminação é pela larva filarioide encistada (pode ocorrer o encistamento da larva no solo) a qual, se é ingerida oralmente, alcança o estado adulto no intestino delgado, sem percorrer os caminhos descritos anteriormente. O parasita não se reproduz no hospedeiro.

pode ser evitada por medidas de higiene, saneamento básico e uso de calçados


evelynsanchez100625: vlw ajudou muito
homemdagravata: estou a disposição
Perguntas interessantes