Segundo Carvalho, Martin e Cordoni Jr (2001), o sistema de saúde brasileiro passou por quatro tendências organizacionais: Sanitarismo Campanhista, Período de Transição, Modelo médico assistencial privatista e o Modelo plural.
Frente ao exposto, assinale a alternativa que contém a definição sobre o modelo Sanitarismo Campanhista.
Esse modelo está compreendido entre 1945 e 1960, é marcado pelo pós-guerra e a crise previdenciária. Nesse período, a previdência social passa a ter grande importância e ser utilizada como instrumento político.
Alternativa 2:
Esse modelo surge a partir da década de 80. Em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi incluído ao sistema de saúde brasileiro, garantindo acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde a todos os brasileiros, colocando a saúde como direito de todos e dever do estado.
Alternativa 3:
Esse modelo vigorou no país do início do século XX até 1945 e recebeu esse nome porque tinha, nas campanhas sanitárias, sua principal estratégia de saneamento.
Alternativa 4:
Esse modelo marca o período entre 1960 e 1980, caracterizado pela prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada em detrimento da saúde pública e a criação com intervenção estatal de um complexo médico privado, organizando o estado como financiador, o setor privado nacional como prestador de serviços e o setor privado internacional como produtor de insumos.
Alternativa 5:
Esse modelo marca o período pós-Congresso Nacional de Saúde (1988), o qual determinou, a partir daquele momento, que a saúde era um direito de todos os cidadãos brasileiros e um dever do estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ao se considerar o Sanitarismo Campanhista, a opção correta é a presente na ALTERNATIVA 3.
Principais detalhes com relação ao sanitarismo campanhista
O Sanitarismo Campanhista teve seu surgimento, no início do século XX, com o Brasil se firmando como economia agroexportadora precisando, assim, de um modelo sanitário que atendesse às diversas epidemias presentes nas cidades do país.
Para solucionar esta questão, Oswaldo Cruz foi nomeado diretor do Departamento Federal de Saúde Pública com a função de erradicar a febre amarela realizando, para isso, atividades de desinfecção com foco no combate do vetor transmissor dessa doença.
Em relação à abordagem do modelo sanitarista os detalhes principais incluem:
- Realização de campanhas variadas pelas cidades brasileiras, em especial Rio de Janeiro, com abordagens como desocupação cortiços e quarentena das pessoas doentes;
- Determinação da vacinação obrigatória contra varíola no ano de 1904 levando, assim, à chamada Revolta da Vacina;
- Possuía como objetivo a prevenção de doenças com campanhas de higiene e vacinação, além de intervenções nos espaços urbanos com foco na vigilância ambiental;
- Obteve resultados importantes como o controle de doenças epidêmicas, eliminação da febre amarela no Rio de Janeiro e, ainda, a criação de técnicas de vigilância usadas até hoje.
Para saber mais sobre modelos de atenção à saúde: https://brainly.com.br/tarefa/39696151
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Lógica,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás