Música, perguntado por mts261200, 1 ano atrás

Segundo Brito (2003), as concepções que norteiam a educação musical no Brasil podem ser analisadas sob a ótica de duas concepções: tradicionalista e construtivista. Identifique os itens que pertencem à concepção construtivista.

I. Atividades musicais que enfatizam a reprodução.
II. Improvisações com gestos corporais e voz como forma de criação coletiva.
III. Canções de comando, utilizadas como forma de criar ou reforçar comportamentos.
IV. Invenção e interpretação de canções como meio de expressão e exercício musical.
V. Exercícios de discriminação auditiva como fins em si mesmos.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Somente os itens I e V estão corretos.
b. Somente os itens III e IV estão corretos.
c. Somente os itens II e IV estão corretos.
d. Somente os itens I, III e IV estão corretos.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia, a seguir, pequenos textos acerca de diferentes metodologias de educação musical.


I
Relaciona a música à natureza humana e dedica-se ao estudo da audição em seus três aspectos correlatos: físico (ou
sensorial), afetivo e mental. As características de seu método estão preconizadas a partir de duas características essenciais: o conhecimento aprofundado dos princípios psicológicos da educação musical e a disposição de um material musical apropriado para o começo de uma educação sensorial das crianças.


II
Somente com bases em fontes secundárias como a de associações que se encarregam de difundir, pesquisar e aplicar os princípios de suas ações na educação musical é que temos o conhecimento de seu trabalho. Desenvolveu o conceito de “Música Elemental” e adotou o modelo pentatônico como base para o aprendizado da música. Construiu um instrumental com base em instrumentos de percussão.

III
Acredita na qualidade da audição, na relação equilibrada entre homem e ambiente e no estímulo à capacidade criativa,
dando pouca ênfase à teoria e métodos pedagógicos musicais. Promove um despertar para o universo sonoro, direcionando a escuta dos alunos para a nova paisagem sonora da vida contemporânea. Estimula-os a desenvolverem habilidades de composição explorando, desse modo, formas alternativas de notação musical.


IV
Educador musical que propôs um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal, no uso do
espaço, na habilidade de escuta e no desenvolvimento da voz cantada. Seu sistema de educação musical é conhecido como “Rythmique” e relaciona-se diretamente à educação geral, fornecendo meios para o desenvolvimento integral da pessoa por meio da música e do movimento.


Os textos acima se referem, respectivamente, aos pressupostos defendidos pelos teóricos/educadores:


Escolha uma:
a. Zoltán Kodály, Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff e Edgar Willems.
b. Émile-Jacques Dalcroze, Carl Orff, Murray Schafer e Edgar Willems.
c. Edgar Willems, Carl Orff, Murray Schafer e Émile- Jacques Dalcroze.
d. Edgar Willems,Murray Schafer, Carl Orff e Zoltán Kodály.

Soluções para a tarefa

Respondido por yasko
16
questão 1: c. Somente os itens II e IV estão corretos.

questão 2: 
. Edgar Willems, Carl Orff, Murray Schafer e Émile- Jacques Dalcroze

já respondi e acertei
Perguntas interessantes