Segundo Aristóteles todo ser caminha em direção a realização de sua natureza e que o fim do homem é a sua realização plena.
A) Como o homem alcança a felicidade?
B) Qual o fim humano e tal fim está associado a qual ideia?
C) Como o bem seria alcançado?
D) Como deve ser o agir humano para se atingir a felicidade?
E) O que é a virtude segundo Aristóteles?
E) Segundo Aristóteles qual a função do homem?
F) A felicidade depende do que?
Soluções para a tarefa
a=A amizade desempenha também grande importância no caminho do ser humano em relação à felicidade: o ser humano vive em comunidade e, por isso, suas ações têm impacto não apenas sobre si. Dessa forma, é na cidade, no convívio com outros humanos, que se pode agir – e agindo de forma virtuosa que se vivencia a felicidade.
B=Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas. Vejamos agora um passo a passo para entender como ele formula esse pensamento.
C=Como é o “melhor que existe”, o Sumo Bem deve ser objeto de um saber supremo, uma ciência que seja superior às outras ciências. Para ele, essa ciência era a Política. Dessa forma, podemos compreender que o bem para os seres humanos não deve ser alcançado individualmente e, sim, em coletivo, por toda a cidade.
D=Para Aristóteles, para alcançar a felicidade o ser humano deve agir virtuosamente, ou seja, deve no todo da sua vida, agir voluntariamente e deliberadamente da melhor maneira possível (com excelência), e esse modo de agir faz parte de seu caráter ao ser um agir habitual
E=Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
F=Para Aristóteles, o objetivo do homem é encontrar a sua eudaimonia, que seria um equilíbrio nas suas ações, que levaria a felicidade. Para ele, um homem equilibrado é um homem feliz.
G= A felicidade é o estado de espírito a que aspira o homem e para isso é necessário tanto bens materiais como espirituais.