Sociologia, perguntado por pedromonteiro18, 1 ano atrás

Segundo Aristóteles (2012), o ser humano possui duas características singulares que o distingue dos demais animais. Sobre a racionalidade e o social, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA. a. As relações de proximidade com os demais seres vivos não é uma característica natural, pois é somente pelo contato com o outro que passamos a desaprender e a não desenvolver o conhecimento que nos permite interagir com o mundo e, por consequência, transformá-lo. b. A segunda característica entende que todo ser humano é uma tábula rasa, o que significa dizer que as experiências vivenciadas pelo indivíduo, desde seu nascimento até o término de sua existência, são aquelas que irão determinar o modo como a pessoa irá se relacionar com o mundo a sua volta. c. A segunda característica se encontra diretamente relacionada com o desenvolvimento do potencial intelectivo humano. Para o autor, o ser humano é também um animal político, isto é, uma criatura que depende das relações com o próximo para vir a prosperar. d. A primeira se refere ao fato de sermos capazes de interpretar, refletir e questionar toda e qualquer informação. Essa qualidade natural, segundo o autor, nos destaca enquanto animais racionais, sendo a nossa capacidade intelectiva aquela que nos permite não aceitar toda informação como verdade absoluta. e. O fato de construirmos laços de relações com os demais seres vivos nos permite aprender com a experiência alheia, propiciando um ambiente de aprendizado constante, independente da vivência concreta dessa mesma experiência.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
66

a. As relações de proximidade com os demais seres vivos não é uma característica natural, pois é somente pelo contato com o outro que passamos a desaprender e a não desenvolver o conhecimento que nos permite interagir com o mundo e, por consequência, transformá-lo.

Falso. Para Aristóteles é natural que os seres vivos se relacionem, e sua relação não gera "desaprendizado" mas, pelo contrário, favorece a expansão do conhecimento.


b. A segunda característica entende que todo ser humano é uma tábula rasa, o que significa dizer que as experiências vivenciadas pelo indivíduo, desde seu nascimento até o término de sua existência, são aquelas que irão determinar o modo como a pessoa irá se relacionar com o mundo a sua volta.

Correto. Em Aristóteles o homem forma-se por sua trajetória de vida.


c. A segunda característica se encontra diretamente relacionada com o desenvolvimento do potencial intelectivo humano. Para o autor, o ser humano é também um animal político, isto é, uma criatura que depende das relações com o próximo para vir a prosperar.

Correto. Ao relacionar-se o homem preenche sua tábula e compõe conhecimentos mais aprofundados sobre o mundo.


d. A primeira se refere ao fato de sermos capazes de interpretar, refletir e questionar toda e qualquer informação. Essa qualidade natural, segundo o autor, nos destaca enquanto animais racionais, sendo a nossa capacidade intelectiva aquela que nos permite não aceitar toda informação como verdade absoluta.

Correto. Em Aristóteles o homem destaca-se por ser um animal racional capaz de criticar e questionar decisões, relações e situações.


e. O fato de construirmos laços de relações com os demais seres vivos nos permite aprender com a experiência alheia, propiciando um ambiente de aprendizado constante, independente da vivência concreta dessa mesma experiência.

Correto. Ao contrário do que afirma a primeira assertiva, os seres vivos relacionando-se garantem ampliação do conhecimento, e não o contrário.

Respondido por Alexsany
45

Alternativa:

A) As relações de proximidade com os demais seres vivos não é uma característica natural, pois é somente pelo contato com o outro que passamos a desaprender...

Perguntas interessantes