Segundo Aracy Amaral e Afrânio Coutinho, a Semana de Arte Moderna foi uma revolta cultural isolada Explique essa afirmação , situando-a no contexto político da época.
Soluções para a tarefa
A Semana de Arte Moderna, foi considerada um fenômeno marcante para arte. Isso porque, as artes ali representadas, não vieram em padrões e modelos, trabalhados na arte até então. Mas inovaram em sua técnica, o que para alguns, tomou o significado de revolta, pois os artistas não seguiam a disciplina até então compreendida na arte.
Como o contexto político que o Brasil vivenciava em 1922 era o da república velha, com uma política totalmente conservadora. Quando os artistas fugiram do padrão de arte europeu, a burguesia, principal admiradora da arte brasileira, viu essas expressões como afronta, como rebeldia, isolada ao Estado de São Paulo onde ocorreu.
A Semana de Arte Moderna foi uma revolta cultural isolada, ocorrida em 1922, tanto em relação à estética, quanto em relação à situação política do país na época.
Na Semana de Arte Moderna surgiu a proposta de uma nova forma de fazer arte, em que se tinha uma crítica ao parnasianismo e um desejo por uma arte mais brasileira, valorizando a identidade e cultura da nação. O Modernismo não foi bem recebido pela crítica conservadora, fazendo com que a Semana não tivesse muita repercussão na época.
Além disso, o movimento rompeu em meio a uma crise política no Brasil, em que aconteceram muitos protestos e aumento da inflação, sendo um esforço de manifestar nas artes uma forma do restabelecimento político.
Para mais questões sobre o Modernismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/19427694
https://brainly.com.br/tarefa/12929025
https://brainly.com.br/tarefa/18563997