Segundo alguns estudiosos de RH, os profissionais pouco inteligentes sob o ângulo emocional costumam "ter dificuldades para ‘ler’ as outras pessoas. Falta a eles sensibilidade para perceber as intenções alheias, as dicas verbais e não-verbais do que os outros estão sentindo” ou ainda “Eles não sabem a impressão que estão causando nos outros, desconhecem a hora de falar e de ficar calados”.
Disponível em:. Acesso em: 10 de Abril, 2019.
Essas duas dificuldades citadas estão relacionadas às competências emocionais, que na teoria da Inteligência Emocional de Daniel Goleman referem-se, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
Autorregulação e Empatia.
Empatia e Motivação.
Habilidades sociais e Autorregulação.
Autoconhecimento e Habilidades sociais.
Empatia e Autoconhecimento.
Agora podemos:
A alternativa 4 está correta.
O autoconhecimento atua como uma forma de auxiliar o indivíduo a lidar com problemáticas externas e até mesmo internas do eu.
Em relação a reflexão inicialmente apresentada a habilidade social dialoga com diferentes esferas do comportamento, muito comum em negociadores por exemplo.
A competência social parte diretamente da avaliação individual e coletiva da sociedade, sendo algo que pode ser trabalhado quando pensamos no caráter organizacional e como nos comportamos perante as diferenças.
O desempenho social também parte da avaliação porém, diretamente do comportamento de cada indivíduo.
Empatia e Autoconhecimento.