Segundo a teoria do octeto os átomos tendem a ficar estáveis ao possuírem quantos elétrons na camada de valência?
somente 8
6 ou 8
8 ou 18
2 ou 8
6-A propriedade que pode ser atribuída à maioria dos compostos iônicos, isto é, aos compostos caracterizados predominantemente por ligações iônicas entre as partículas, é:
dissolvidas em água formam soluções ácidas.
dissolvem-se bem em gasolina, diminuindo sua octanagem.
dissolvidos em água,conduzem corrente elétrica.
possuem baixos pontos de fusão e ebulição.
7-Em uma ligação os átomos tendem a doar, receber ou compartilhar elétrons seguindo a regra do:
Sexteto
Quarteto
Hepteto
Octeto
8-O Fósforo ( P) e o Cloro ( Cl) têm, respectivamente, 5 e 7 elétrons na camada de valência. Observe abaixo as opções e assinale a alternativa que melhor demonstra como será a fórmula molecular de um composto formado por esses dois elementos.
P2Cl3
P4Cl
PCl2
PCl3
9-As ligações químicas entre os átomos de alumínio presentes nos lingotes são do tipo:
iônica
dipolo-dipolo
metálica
covalente
10-A propriedade que todo metal possui de conduzir calor deve-se:
a ruptura das ligações metálicas
a existência de elétrons livres.
a existência de prótons livres.
ao núcleo dos átomos dos metais, que possui um número muito grande de prótons.
quem poder colocar uma explicação junto com a resposta fica melhor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.
Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. Exemplo:
Repare que os átomos de Oxigênio se ligam para atingirem a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto. As diferentes cores de eletrosfera mostradas na figura nos ajudam a interpretar o seguinte:
1. Átomos de Oxigênio possuem seis elétrons na camada de valência (anel externo na figura).
2. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8 elétrons, o que fazem então? Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos dois anéis), formando uma molécula de gás Oxigênio (O2).
A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.
Existem exceções para a Regra do Octeto, alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, vejamos quais:
Berílio (Be)
Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.
Boro (B)
Forma substâncias moleculares com três ligações simples, ficando estável com seis elétrons na última camada.
Alumínio (Al)
É uma exceção à Regra do Octeto pelos mesmos motivos que o Boro, atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.
Explicação:
Resposta:
É a letra C
Explicação:
Clasrrom