História, perguntado por julia20003, 1 ano atrás

segundo a mitologia ele ensinou as pessoas a usar o fogo

Soluções para a tarefa

Respondido por AlineNovais
0
:  Um dos Titãs, conhecido como amigo e benfeitor da humanidade, o filho do Titã Japeto com a ninfa do mar Climene, ou a Titã Têmis. Prometeu e seu irmão Epimeteu foram concebidos para criar a humanidade e prover o homem e todos os animais da terra com as aquilo que necessitassem para sobreviver. Epimeteu (cujo nome significa "a reflexão tardia") em conformidade, assim procedeu para outorgar aos vários animais da terra a coragem, a força, a ligeireza, penas, pele e outras proteções para o corpo. Quando chegou a hora de criar um ser superior a todas as outras criaturas vivas, Epimeteu achou que tinha sido tão descuidado com os recursos que recebera, que não tinha deixado mais nada para outorgar. Foi forçado a pedir a ajuda do irmão, e Prometeu (cujo nome significa "previdente") tomou para si a tarefa da nova criação. Para fazer um ser superior aos animais, ele modelou-os mais majestosos e deu-lhes a capacidade de andar sobre duas pernas. Ele então subiu ao céu e acendeu uma tocha com o fogo do sol. O presente do fogo que Prometeu outorgou para a humanidade foi mais valioso que qualquer dos presentes que os animais tinham recebido. Por causa de seu ato, Prometeu provocou a ira de Zeus. Não apenas ele roubou o fogo para dar aos humanos, os deuses. Quando deuses e homens se encontraram em Mecone, no lugar denominado "Campo das Papoulas", onde deveriam ser separados uns dos outros, Prometeu repartiu um touro portentoso. Colocou-o, com mostras de amizade, defronte da assembléia, procurando burlar a visão interior de Zeus. Para si mesmo e para o seu povo, encheu o estômago do animal com carne fatiada e miúdos gordos. Para Zeus, envolveu lindamente os ossos de gordura reluzente, de maneira que não se podia perceber o conteúdo de nenhuma porção. Prometeu pediu a Zeus que escolhesse a sua porção e este optou pela parte cheia de óleo. Enfurecido, Zeus descobriu que havia escolhido apenas os ossos para o sacrifício aos deuses, ficando a boa carne para os mortais. Pelas transgressões de Prometeu, Zeus acorrentou-o numa pedra, no Cáucaso, onde era constantemente vitimado por uma águia que lhe devorava o fígado durante o dia, enquanto o órgão se regenerava durante a noite. Finalmente foi libertado por Héracles, que matou a águia. 
Excelente caráter, Prometeu demonstrou ter as melhores intenções para com a humanidade. Mau caráter foi o Zeus, que o puniu tão cruelmente. Ainda bem que Hércules (ou Héracles) o libertou daquele sofrimento.
Respondido por Dinosaur
0
Bom Dia. Prometeu, titã filho de Jápeto e Ásia, irmão de Atlas, Epimeteu e Monoécio. Umas das várias variações do ato de Prometeu relata que o Titã em um ato de audácia ludibriou os Deuses Olimpianos quando matou um Touro e lhe dividiu em dois pedaços, pedaços esses que saíram um divergente do outro em tamanho. Até ai tudo bem, então Prometeu ofereceu a Zeus um pedaço do Touro, porém lhe era o menor comparado com o outro. Zeus em sua sã ganancia e querendo impôr total superioridade ao Titã, negou o pedaço menor do Touro. Então Prometeu lhe concebeu o pedaço maior do Touro a Zeus... Então momentos a diante, Zeus se da conta do ato audacioso de Prometeu. Que mais uma vez visando favorecer a raça humana, lhe deu a supremacia total sobre os seres terrenos... A capacidade de manusear uma das artes mas destrutivas e primais da natureza, o fogo. Prometeu o havia roubado do olimpo, o fogo sagrado. Então Zeus em sua plena fúria pôr Prometeu ter pregado uma peça contra os poderosos Deuses do Olimpo, então ordenou a Hefestos o grande ferreiro cocho do Olimpo que aprisionasse Prometeu em correntes junto ao monte Cáucaso, durante 30 mil anos, tais anos Prometeu estaria submisso a brutalidade de uma punição que o faria ser bicado por uma Águia, que lhe destroçaria seu corpo lentamente o deixando em uma sentença total de dor, como Prometeu era imortal seu corpo se regenerava deixando então em uma sentença de pura dor e tortura, onde sentia seu próprio Fígado ser devorado lentamente. Isso durou até que Hércules retirou Prometeu de sua prisão agoniante e colocou Quíron em seu lugar, Zeus havia determinado que só a troca de Prometeu por outro imortal poderia lhe restituir a liberdade. Quíron haveria sido ferido por uma flecha e sua ferida não haveria cura, Quíron estava julgado a sofrer pela eternidade diante de dores estridentes. Então feita a troca, Zeus permitiu que Prometeu se tornasse mortal e que perecesse serenamente. 

Espero ter ajudado a você, tenha bons estudos. :3 :)
Perguntas interessantes