Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, "o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945" (CPDOC. Disponível em: ). Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário. b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas. c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo. d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas. e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra a).
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que a FEB (Força Expedicionária Brasileira) que atuou na Segunda Guerra Mundial, foi a principal responsável pela participação brasileira na campanha da Itália. E apesar de ter se mantido neutro durante o início do conflito, o presidente Getúlio Vargas aceitou ceder as bases Aéreas em Fernando de Noronha e na Costa do Nordeste para melhorar o front americano.
Com o retorno dos pracinhas que integraram a FEB, houve maior pressão política para o fim do Estado Novo de Vargas, que tinha assumido o poder através de um golpe de estado em 1934. Finalizando então, Vargas foi deposto logo após pelos mesmos militarem que lhe apoiaram durante os 15 anos de ditadura.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.
Explicação:Com a participação do Brasil na Segunda Guerra, o governo passou a receber críticas dos setores progressistas da sociedade. Desta maneira, Vargas foi ficando cada vez mais isolado até ser deposto em 1945.