Segundo a definição do Dicionário Básico de Filosofia (Hilton Japiassú e Danilo Marcondes), Teoria do Conhecimento consiste em "[...] uma disciplina filosófica que visa estudar os problemas levantados pela relação entre sujeito cognoscente e o objeto conhecido". Na modernidade, houve uma divergência entre dois grupos de filósofos que defendiam perspectivas distintas quanto à constituição do conhecimento, se se dava pela razão ou pela experiência. Esses dois grupos ficaram conhecidos respectivamente como Racionalistas e Empiristas.
Estabeleça um paralelo entre as visões dos dois grupos de pensadores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Para os racionalistas, o conhecimento deve ser racionalmente válido e universal e portanto, adquirido pela lógica. Destacam o conhecimento a priori, ou inato, de onde surgem as ideias.
Já para os empiristas, o conhecimento só é possível pela experiência e à posteriori, não existindo ideias inatas. As doutrinas tem em comum uma base fundamentalista, isto é, para o racionalismo, o fundamento do conhecimento é a razão, enquanto o que fundamenta o conhecimento empírico é a experiência.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás