Seguindo uma linha temporal retrógrada, é possível identificar a origem e conhecer a evolução da atividade de investigação criminal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Atribui-se a oficial de polícia francês Alphonse Bertillon (Paris, 1853-1914) a criação da polícia técnica moderna, pois desenvolveu um método científico de reconhecimento de indivíduos que tinha suporte em mensurações de ordem sociológica e genética.
B) O método canônico de obtenção de provas nos Tribunais da Inquisição, que por meio das ordálias ou das provas de fogo buscavam o que se considerava a rainha das provas – a confissão –, caracterizava-se pela elevada credibilidade, malgrado sua natureza cruel.
C) A análise de provas de crime a partir de um arcabouço científico precede a civilização por ser uma necessidade premente cuja consecução era uma condição sine qua non para a viabilidade da vida social.
D) No Brasil, a criminalística surge mais de um século antes da adoção internacional do médoto da “bertillonagem” ou “sistema Bertillon.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Letra D
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Respondido por
1
A polícia técnica moderna foi criada por Alphonse Bertillon, mas ele focava no uso de métodos forenses mais simples, sem a análise genética. A confissão deixou de ser vista como prova cabal justamente com a chegada das provas de fogo, que são as provas da materialidade do foco ocorrido (alternativa D).
Provas criminais no Brasil
São aquelas provas que conseguem provar a materialidade do crime e indícios de envolvimento de um determinado réu, pode contar com a confissão e testemunhas, mas apenas as provas técnicas produzidas durante o processo é que são cabais.
Mais sobre provas criminais
https://brainly.com.br/tarefa/49863760
#SPJ5
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Filosofia,
4 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás