Seguindo as previsões legais e normativas aplicadas ao perito Contábil, pode-se afirmar que algumas situações o impossibilitarão de realizar regularmente suas funções, fazendo assim com que o profissional nomeado se declare impedido ou suspeito de executar seu trabalho. Elaborado pelo professor, 2019. Em relação às situações onde o perito deverá declarar-se suspeito, dispostas na NBC PP01, analise as situações: I. O profissional (perito) nomeado é credor da neta do autor da perícia. II. O perito nomeado para a ação não possui conhecimento na matéria a ser periciada. III. Houve a nomeação de um perito, porém este estava no exterior e não retornaria a tempo de realizar a pericia nos prazos estipulados pelo juiz. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
É correto o que se afirma em: Alternativa 1: I, apenas.
Correta - I. O profissional (perito) nomeado é credor da neta do autor da perícia.
A alternativa I encontra-se correta, pois de acordo com o artigo 1º da NBC P 2.3 - Impedimento e Suspeição da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, os casos de suspeição aos quais estão sujeitos o perito-contador são os seguintes:
a) ser amigo íntimo de qualquer das partes;
b) ser inimigo capital de qualquer das partes;
c) ser devedor ou credor de qualquer das partes, dos seus cônjuges, de parentes destes em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau;
Como o profissional do exercício é credor da neta do autor, se inclui nessa categoria.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa A: I, apenas.
Explicação:
Vide página 59 do livro.