Segue um trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais: “A finalidade principal do trabalho com a Língua Portuguesa na escola é a formação de usuários competentes da linguagem, o que deve estar, por sua vez, a serviço do desenvolvimento dos alunos como pessoas e como cidadãos. [...] Saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras não significa ser capaz de utilizar a língua: a capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação.” A escola precisa aproximar, o máximo possível, suas práticas de uso da linguagem das práticas sociais de uso da linguagem. O trabalho com a diversidade de textos que circulam socialmente é necessário desde a educação infantil.[...] É possível produzir textos sem saber escrever.[...] É possível ler sem saber ler [...] É mais significativo, mais produtivo e mais eficaz aprender a ler e a escrever por meio de textos. Assinale V (para verdadeiro) e F (para falso): ( ) O trabalho com os gêneros em sala de aula possibilita às crianças oportunidades para refletirem sobre a língua usada no dia-a-dia. ( ) Os gêneros são infinitos e surgem das necessidades dos usuários da língua. ( ) A escola deve propor atividades que aproxime os alunos das práticas sociais de uso da linguagem. Escolha uma: a. (A) V, F, V b. (C) V, V, V c. (D) V, V, F d. (B) F, V, V
Soluções para a tarefa
“A finalidade principal do trabalho com a Língua Portuguesa na escola é a formação de usuários competentes da linguagem, o que deve estar, por sua vez, a serviço do desenvolvimento dos alunos como pessoas e como cidadãos. (...) Saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras não significa ser capaz de utilizar a língua: a capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação (...) A escola precisa aproximar, o máximo possível, suas práticas de uso da linguagem das práticas sociais de uso da linguagem. O trabalho com a diversidade de textos que circulam socialmente é necessário desde a educação infantil.(...) É possível produzir textos sem saber escrever.(...) É possível ler sem saber ler (...) É mais significativo, mais produtivo e mais eficaz aprender a ler e a escrever por meio de textos.” (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, p. 11. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso 12 set. 2017)
Assinale V – para verdadeiro – e F – para falso:
( ) O trabalho sistemático em sala de aula com os diversos gêneros deve possibilitar que a escola propicie às crianças oportunidades de leitura e de produção textual próximas às que elas usam no seu cotidiano.
( ) Os gêneros são criados de acordo com a necessidade da comunidade e dos novos contextos sociais.
( ) Os gêneros emergentes por meio das novas tecnologias devem ser evitados, para que a escola garanta momentos de reflexão sobre a língua em registro formal.
resposta : V V F
acabei de fazer e está certo.