Segue abaixo o trecho de uma narrativa, vocês devem elaborar um possível desfecho para ela, bem como dar um título.O texto deve ter no mínimo 15 linhas (podendo ser mais, caso achem necessário)! Não esqueçam de levar em conta todas as informações para manter coesão e coerência diante dos fatos. Leia o que segue: "É noite escura e o cais está deserto. Ivo ergue a gola do sobretudo. Sente muito frio, e o silêncio enorme e hostil enche-o de um vago medo. Vai viajar. Mas é estranho… Tudo parece diferente do que ele sempre imaginara. O grande transatlântico se desenha sem contornos certos contra o céu de fuligem. Não se vê um só vulto humano no cais. Adivinha-se, entretanto, na treva, a presença rígida e gelada dos guindastes. Os minutos passam. Ivo olha. Sim, agora vê com mais clareza a silhueta do grande barco. A grande Viagem! O seu sonho vai se realizar. Ficarão para trás todas as suas angústias. É uma libertação. Devia estar alegre, sacudir os braços, correr, gritar. Mas uma opressão estranha o paralisa. Que é isto? Onde estão os outros passageiros? Onde se meteu a tripulação? É inquietante este silêncio noturno. E pavorosa esta sombra glacial que envolve tudo. Ivo quer lançar ao ar uma palavra. Pronuncia bem alto seu próprio nome. O som morre sem eco. O silêncio persiste. Então ele começa a sentir um mal-estar que nem a si mesmo consegue explicar. Divisa aos poucos, vultos imóveis na amurada do paquete. Parecem guardas petrificados dum barco fantasma. Por que não se movem? Por que não falam? A esta hora a orquestra de bordo devia estar tocando uma marcha festiva. Carregadores gritando. Passageiros, empregados de hotel, agentes da companhia de navegação, guardas — muita gente devia andar pelo cais num formigamento sonoro. No entanto reina o mais espesso silêncio… Ivo dá dois passos e é tomado duma esquisita sensação de leveza. Caminha sem o menor esforço. E como se não encontrasse nenhuma resistência no ar, como se suas pernas fossem de algodão. Mete a mão no bolso. Sim, ali está a sua passagem. Fica mais tranquilo e encorajado. Pode embarcar. Deve embarcar… Seria decepcionante perder o navio…"
Soluções para a tarefa
O exercício é produção de texto
Porque está fazendo aquela viagem mesmo? estranha-se que não se consiga lembrar. Para, ascende um cigarro e no meio de sua fumaça começam a se desenrolar os episódios que o levaram até ali. Lembra-se de um sobrado com quintal cheio de nogueiras e uma música de piano ao fundo e ela, ela era quem mesmo? Demora um instante para se lembrar. Era Beatriz. Mas não eram casados? porque só ele está viajando.
Lembra-se de gritos de grandes barulhos na escada, uma faca manchada de vermelho e Beatriz sorrindo, sorrindo segurando a faca.
Mas onde andará Beatriz e aquela faca o que terá ocorrido com ela. Sente uma dor no estômago, aperta-o com a mão e pode sentir o molhado na camisa. É sangue, está sangrando. Deve haver algum serviço médico a bordo, grita socorro, uma, duas, três vezes e ninguém se move. Sai correndo em direção ao navio e estranha correr estando com uma perfuração no estômago, mas a urgência o impede de pensar melhor sobre isso. Sobe a escada do navio e não se sente cansado. Assim que chega ao topo o capitão proclama "agora podemos partir" e, olhando para ele, "era o último passageiro até que enfim resolveu subir." Ivo passa à frente do capitão "Escuta, estou com um sangramento no estômago, preciso de cuidados médicos! " o capitão lhe diz claro, claro e bafora seu
Saiba mais sobre produção de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25599548
Sucesso nos estudos!!!
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d38/0853b547e06188c34e35675161cda5c0.png)