Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. Por que a segmentação de mercado é importante para a comunicação? Alternativas: a) Porque permite ter maior clareza de quem compõe o público com quem se quer falar. b) Porque, ao segmentar o mercado, a comunicação pode se dar por um único canal. c) Porque a segmentação de mercado está relacionada com a localização geográfica dos clientes, permitindo uma única linguagem. d) Porque, ao segmentar o mercado, os pontos de venda do produto ficam reduzidos. e) Porque possibilita atender um público extremamente específico.
Soluções para a tarefa
A) Porque permite ter maior clareza de quem compõe o público com quem se quer falar.
Resposta: I, II e III.
Explicação:
“Para quem eu vou direcionar meus produtos ?” é uma pergunta frequente das empresas. Para responder essa pergunta utilizamos o conceito de segmentação de mercado. “Segmentar o mercado é separá-lo em grupos específicos de clientes que possuem características e objetivos semelhantes. Pense só, em uma sociedade tão heterogênea, formada por pessoas das mais diferentes características, como idade, gênero, classe social, hobbies e interesses, é muito difícil que o seu produto agrade a todos. Portanto, realizar a segmentação do mercado é retirar desse grande caldeirão de pessoas diferentes, grupos menores que possuam características semelhantes”.
Leia as afirmações abaixo sobre segmentação de mercado:
I. Os clientes podem ser separados de acordo com estilo de vida, comportamento, desejos e necessidades, características.
II. A segmentação de mercado traz identificação do público que realmente está interessado no que você tem a oferecer, dando oportunidades de negócio.
III. Entender seu público alvo, como ele pensa e consome, é um passo fundamental na hora de definir sua segmentação de mercado.
Estão corretas apenas as afirmativas: I, II e III.