SEGALL, Lasar. Emigrantes III. 1936. In: PICCOLI, Valéria; HANNUD, Giancarlo (Eds.). Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo, guia de visitação. 2. ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013, p. 210-211. A tela de Lasar Segall, datada de 1936, evidencia, dentro do movimento modernista, uma representação de retirantes nordestinos, pois se tratava de um momento em que o artista nutria a) um desprezo pelas causas sociais. b) uma forte xenofobia entre os artistas. c) uma preocupação com causas sociais. d) uma aversão à presença de emigrantes. e) uma falta de noção de perspectiva.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra c.
A intitulada geração de 30, do movimento modernista, pode ser identificada como parcela de artistas que consolidou os ideais modernistas, englobando dessa forma questões inerentes à desigualdade social, denunciando de forma evidente diferentes questões.
Assim, pode-se afirmar que foram artistas que nutriram uma grande preocupação com as causas sociais, por intermédio de suas representações artísticas.
Perguntas interessantes