Séc.XV||| - maior interferência nas colônias (motivo??)
Soluções para a tarefa
Simples:
Após a Revolução Francesa surgiram diversos outros movimentos pela independência ao redor do globo, mas os fatores são diversos.
Nos Estados Unidos foram os ideais iluministas, a Guerra Dos Sete Anos, que gerou impostos abusivos para colônia, o que gerou uma revolta imensa, e o mesmo sentimento que o terceiro estado francês no período da revolta.
No Haiti a história teve algumas diferenças. Os escravos eram brutalmente maltratados, sofriam de doenças e morriam aos montes. Eram cerca de meio milhão na ilha e após a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, que não os tornou livres, houve destruição de fazendas, extermínio e expulsão dos colonizadores e, após vários combates, enfim a independência.
E no Brasil foram as diversas tentativas de independência por parte de alguns Estados, principalmente por parte do Rio Grande Do Sul, O Bloqueio Continental, que causou a vinda da Família Real Portuguesa para o país, que teve como consequência uma melhora da infraestrutura, principalmente no sudeste, e o "apego" de Dom. Pedro II pelo país, o que causou o Dia Do Dico, foram os principais fatores para o processo de independência.
Tudo isso causou, gradativamente, um maior olhar em relação as colônias e o "medo" (entre aspas porque esse sistema já estava ficando obsoleto) dos países que ainda possuíam colônias de perderem as suas.