História, perguntado por anac3adaribelli, 1 ano atrás

Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, inspirado nas ideias liberais que se expandiam na Europa no século XVIII promoveu, como ministro do rei de Portugal D. José I, um processo de reformas que atingiram o Estado português e suas áreas coloniais. Dentre outros efeitos das reformas pombalinas, podemos citar a expulsão dos jesuítas do Brasil. A educação jesuítica, segundo Pombal, já não contemplava totalmente os interesses da Corte Portuguesa, que eram eminentemente comerciais e visavam a melhoria das finanças do reino. Enquanto os jesuítas se preocupavam com a formação de um “império temporal cristão”, o Marquês de Pombal pensava em organizar a escola para atender aos interesses do Estado, o que provocou a expulsão dos representantes da Companhia de Jesus, no ano de 1759. A vinda da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, no ano de 1808, manteve o atendimento educacional como prioridade para as elites e sua formação e, mesmo durante o 1º Reinado, pouco se alterou com relação ao foco privilegiado dado à formação dos filhos da elite no Brasil.

Conforme a leitura do texto pode-se afirmar que:

a) A reforma pombalina
pouco repercussão ocasionou na area da educação, em todo imperio colonial
portugues.

b)O ensino ministrado pela companhia de Jesus, a partir de 1759,intereçou ao marques de pombal que tornou-se defensor da pedagogia jesuita.

c)A educação jesuita, inspirada nas prescrições dos metodos jesuiticos e na formação de cristoes, não mais interessava ao governo de portugal que,sobretudo durante o periodo pombalino, preocupava-se com a modernização do estado e a formação educacional mais voltada para as exigências da época.

d) A estrutura educacional implantada no Brasil- colônia privilegiava a formação das camadas da população mais pobre, o que se manteve após a chegada da família real ao Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por willgr
1
resposta correta letra a
Perguntas interessantes