Administração, perguntado por junio1980oliveira, 2 meses atrás

​​​​​​​Sebastião gostou muito e resolveu começar o quanto antes. Para que ele possa começar, você deve: a) Apresentar de que forma o negócio de Sebastião agrega valor para os seus clientes, quais benefícios ele oferece e quais custos ele pode reduzir. b) Apresentar de forma geral o que é um modelo de negócios, o que é o modelo de negócios Canvas e quais são as suas principais características. c) Explicar para Sebastião se, com o modelo Canvas, ele poderia conseguir uma linha de crédito no Banco do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por Birque
13

Resposta:

Padrão de Resposta Esperado.

Explicação:

A- No caso do lava-rápido, é possível citar os benefícios da conveniência de poder lavar com qualidade rapidamente, de não sujar nem molhar sua casa. É a grande opção para quem mora em apartamento, além da melhor conservação do veículo, da valorização da imagem pessoal, ou de uma empresa, proporcionada pelo veículo limpo, etc.  

Outro ponto seria a experiência que o consumidor tem ao ir lavar seu carro, por exemplo, se há uma sala de espera agradável (para homens e mulheres), se há oferta de água, café e snacks, se essa oferta é paga ou gratuita, ou ainda se há serviço de bar (e/ou manicure), que pode se tornar até outra fonte de receita. Outros benefícios poderiam ser: serviço de leva e traz, agendamento de horário, várias opções de forma de pagamento, plano de fidelidade com uma lavagem gratuita, etc.

Já em relação aos custos percebidos pelo consumidor, pode-se citar o mais óbvio, que seria o preço da lavagem, que deve ser compatível com a qualidade percebida e esperada por seu público-alvo. A localização do lava-rápido deve ser conveniente, pois, por melhor que seja o serviço e por mais atraente que seja o preço, ninguém se deslocará por grandes distâncias para comprar um serviço desses. Outro ponto seria o tempo total despendido para fazer uma lavagem, pois, se houver fila muito grande, não valerá a pena.  

Para finalizar, diria que, mesmo percebendo que os benefícios compensam os custos, o consumidor poderia simplesmente optar por usar o método que já utilizava anteriormente (seja um concorrente, seja a lavagem manual em casa, seja simplesmente não lavar).

B- Um modelo de negócios é uma espécie de fórmula para pensar o funcionamento de um negócio antes mesmo de ele existir. Ele se concentra em como uma organização funciona, o que e como vende, quem compra e quanto dinheiro isso rende. Isso permite que um empreendedor possa corrigir falhas ou melhorar onde seja possível antes de investir tempo e dinheiro.

O modelo de negócios Canvas é uma metodologia moderna para construir esse modelo, com a vantagem de que é muito visual (daí o nome canvas, que em português significa quadro ou tela) e prático, permitindo que se construa e altere qualquer item facilmente.

Na prática, o Canvas funciona assim: em um quadro ou folha de papel grande, o esquema da empresa é desenhado com nove blocos, cobrindo as quatro áreas mais importantes de qualquer negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Colocam-se post-its em cada bloco com as ideias correspondentes.

O ideal é que esse quadro seja apresentado para diferentes perfis de pessoas que possam ver e sugerir mudanças, tais como um cliente em potencial, um parceiro, um fornecedor, etc.

Cada um daria sua visão do negócio, amadurecendo seu modelo de negócio, diminuindo, dessa forma, a probabilidade de algum aspecto do negócio não ser analisado.

Mudar o modelo é simples: pela simples troca ou adição de post-its.

C- Dificilmente ele conseguiria, pois, para conseguir empréstimo ou linha de crédito, é necessário apresentar um plano de negócios, que é um documento grande e complexo, diferente do modelo de negócios.

Perguntas interessantes