Se você está usando um objetiva de 100x a uma abertura numérica de 1,4 quais sistemas biológicos você consegue enxergar: (hemácia de 8micrometros) (bactéria de 1 micrômetro), (vírus de 100 nanômetros) (bactéria de 500 nanômetros)?
Soluções para a tarefa
Resposta:
todos que ativer até 0,2 micrômetros, qualquer um na escala de nanômetro você descarta.
Explicação:
Eu fiquei um pouco confuso com a parte da abertura, julgo um polco a formulação da questão, ou se a resposta que a questão quer é outra, mas pela minha experiência com biologia vamos lá.
Pela que percebemos é um microscópio ótico o poder de resolução de um microscópio ótico depende de 3 coisas: o condensador, as objetivas e as oculares.
o condensador : a fonte de luz passa por essa estrutura e vai em direção a objetiva.
Objetivas: é o conjunto de lentes que ficam próximas ao objeto a ser analisado, geralmente possuem aumento de 10x 40x 100x
Ocular: fica perto do olho e no geral possui aumento de 10x
A abertura do microscópio vai influenciar na resolução, quando analisamos estruturas na objetiva de 100x precisamos colocar o óleo de imersão, sem ele a resolução fica horrível e não dá pra ver praticamente nada.
Mas o limite de ampliação depende da objetiva com a ocular, se a ocular por padrão possui ampliação de 10x juntamente com a objetiva que amplia até 100x. temos uma ampliação de 1000x (10x100)
É por isso que vamos conseguir ver até a escala de micrômetros, em um microscópio óptico, no geral até 0,2 micrômetros.
Para se ter uma ideia, um fio de cabelo possui 100 micrometros e é em torno disso o limite da visão humana, uma célula da pele (epitelial ) em torno de 35 micrômetros.
Então sua resposta é: você vai conseguir enxergar organismos até uma escala de 0,2 micrômetros, resumidamente desde que faça parte de uma escala micrométrica.
E só pra finalizar lembre-se: um milímetro contém 1000 micrômetros e que 1 micrômetro equivale a 1000 nanômetros (ou seja, 1 nanômetro corresponde a 1 x metros, que seria o mesmo que pegar 1 metro e dividir por 1 bilhão! )