se um individuo possuir 27 celulas reprodutivas quantas células somaticas tera este mesmo animal
Soluções para a tarefa
Olá!
Célula somática são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele. São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.
Células Somáticas
Um cromossomo é uma molécula de DNA muito compactada (com a ajuda de proteínas). Durante a interfase os cromossomos podem apresentar regiões mais condensadas (heterocromatina) e regiões menos condensadas (eucromatina). Uma célula possui, geralmente vários cromossomos. Nos animais, existem dois tipos distintos de células: somáticas e gametas.
As células somáticas são aquelas que constituem todo o corpo (soma) do organismo, são as que compõem a maioria do nosso organismo e estão presentes em praticamente todos os órgão e sistemas enquanto os gametas são as células destinadas à reprodução sexuada. Esses dois tipos celulares têm diferenças quanto ao número de cromossomos que possuem: As células somáticas são ditas diploides (2n), ou seja, possuem dois (um par) de cromossomos que possuem informações para as mesmas características. As células germinativas possuem somente um de cada cromossomo e são ditas haploides (n) \u2013 n quer dizer carga cromossômica, no caso da espécie humana n=23 cromossomos. O processo de divisão celular que gera células diploides é chamado de Mitose e esse processo acontece para o crescimento do organismo, e a Meiose é o processo de divisão celular que gera células haploides, dando origem as células reprodutivas ou gametas. Na Meiose, uma célula diploide 2n cromossomos, se divide e produzem duas células n cromossomos. Quando ocorre uma fecundação entre um espermatozoide e um óvulo, as células que antes eram n cromossomos n=23, se juntam e formam uma célula chamada Zigoto com 2n cromossomos ou 46 cromossomos sendo que 23 cromossomos são provenientes do pai e 23 cromossomos são provenientes da mãe. Todas as nossas células possuem cromossomos que nada mais são que DNA enrolados em proteínas chamadas Histonas. Cada cromossomo possui Genes que são pedaços de DNA que podem produzir uma proteína funcional, que expressa então uma determinada.
Mitose
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas. A grosso modo, costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado à formação de dois núcleos filhos e o segundo correspondendo à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, ela é didaticamente detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase - é a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular:
- Princípio da condensação (espiralização / compactação) dos cromossomos duplicados na interfase;
- Desaparecimento do nucléolo em consequência da paralisação do mecanismo de síntese;
- Duplicação do centríolo e migração desses para os polos opostos da célula, formando micro túbulos, fibras do fuso e do haster, ambas constituídas de tubulinas alfa e beta. As do fuso unir-se-ão ao cinetócoro, região do centrômero (ponto de intersecção entre os braços cromossômicos), e as do haster dará suporte (fixação) juntamente à face interna da membrana plasmática.
Metáfase - Fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca (membrana nuclear), havendo:
- Deslocamento e disposição linear dos cromossomos na placa equatorial (metafásica) da célula.
- Ligação dos centrômeros às fibras do fuso.
Anáfase - Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos micro túbulos, consequente à retirada de tubulinas.
Telófase - Última etapa da divisão mitótica, caracterizada pelo agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) em extremidades opostas, recomposição da carioteca e nucléolo, finalizando o processo com a citocinese (individualização do citoplasma em duas células-filhas).
Meiose
A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
Dependendo do grupo de organismos, a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do ciclo de vida: na formação de gametas (meiose gamética), na produção de esporos (meiose espórica) e logo após a formação do zigoto (meiose zigótica).
Espero ter Ajudado!
Tchau!
Bons Estudos!