Matemática, perguntado por qsmorgadinho, 9 meses atrás

Se
 \sqrt{a}  +  \frac{1}{ \sqrt{a} }  =  \sqrt{2 +  \sqrt{2 +  \sqrt{2} } }
então,
 {a}^{4}  +  \frac{1}{ {a}^{4} }  =


Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta: Encontra-se no final desta resolução.

Explicação passo-a-passo:

Note que o exercício proposto nos fornece à seguinte Equação Irracional (na incógnita a) envolvendo radicais quadráticos:

\sqrt{a}+\cfrac{1}{\sqrt{a}}=\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{2}}}\ \ \ \ \ \ (i)

Para dar seguimento à resolução, faz-se necessário determinar o Domínio de Validade V da equação acima. O conjunto domínio de validade da equação (i), que será representado por V, é o conjunto constituído por todos os possíveis valores que sua incógnita a pode assumir, sendo este obtido através da interseção dos subdomínios de cada das expressões incógnitas que a constitui. Consequentemente, após uma análise minuciosa de todos os termos envolvendo a incógnita a, depreende-se que a deve ser um real não negativo (a\ \in\ \mathbb{R_{+}}) e também diferente de zero (a\neq 0), ou seja, a incógnita a da equação é um número real positivo (a\ \in\ \mathbb{R_{+}}\ \land\ a\neq 0\ \Leftrightarrow\ a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}). Por fim, o domínio de validade da equaçao (i) é V=\mathbb{R_{+}^{*}}. Para solucionar o exercício, deve-se partir da equação (i) em busca do valor de a^{4}+\cfrac{1}{a^{4}}. Logo:

\sqrt{a}+\cfrac{1}{\sqrt{a}}=\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{2}}}\ \ \ \Rightarrow

\left(\sqrt{a}+\cfrac{1}{\sqrt{a}}\right)^{2}=\left(\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{2}}}\right)^{2}\ \ \ \Rightarrow

\left(\sqrt{a}\right)^{2}+2 \cdot \sqrt{a} \cdot\cfrac{1}{\sqrt{a}}+\left(\cfrac{1}{\sqrt{a}}\right)^{2}=2+\sqrt{2+\sqrt{2}}\ \ \ \land\ \ \ a,\ \sqrt{a}\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\ \ \ \Rightarrow

a+2+\cfrac{1}{a}=2+\sqrt{2+\sqrt{2}}\ \ \ \Rightarrow

a+\cfrac{1}{a}=\sqrt{2+\sqrt{2}}\ \ \ \Rightarrow

\left(a+\cfrac{1}{a}\right)^{2}=\left(\sqrt{2+\sqrt{2}}\right)^{2}\ \ \ \Rightarrow

a^{2}+2 \cdot a \cdot \cfrac{1}{a}+\left(\cfrac{1}{a}\right)^{2}=2+\sqrt{2}\ \ \ \land\ \ \ a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\ \ \ \Rightarrow

a^{2}+2+\cfrac{1}{a^{2}}=2+\sqrt{2}\ \ \ \Rightarrow

a^{2}+\cfrac{1}{a^{2}}=\sqrt{2}\ \ \ \Rightarrow

\left(a^{2}+\cfrac{1}{a^{2}}\right)^{2}=\left(\sqrt{2}\right)^{2}\ \ \ \Rightarrow

\left(a^{2}\right)^{2}+2 \cdot a^{2} \cdot \cfrac{1}{a^{2}}+\left(\cfrac{1}{a^{2}}\right)^{2}=2\ \ \ \land\ \ \ a^{2}\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\ \ \ \Rightarrow

a^{4}+2+\cfrac{1}{a^{4}}=2\ \ \ \Rightarrow

a^{4}+\cfrac{1}{a^{4}}=2-2=\fbox{0}

Obs.: Mesmo restringindo a incógnita a aos reais positivos (a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}) e tomando os devidos cuidados ao longo de toda a resolução, obtivemos como resposta final um valor que, ao ser analisado separadamente com rigor matemático, é falso. O porquê disso é evidente, pois a equação irracional (i) não possui solução que pertença ao seu domínio de validade V=\mathbb{R_{+}^{*}}. Ou seja:

\nexists\ a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}:\ \sqrt{a}+\cfrac{1}{\sqrt{a}}=\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{2}}}

Com isso a equação (i) não terá nenhuma solução, e consequentemente seu conjunto solução S será S=\varnothing (conjunto vazio). Para a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}} é obviamente falso que:

a^{4}+\cfrac{1}{a^{4}}=0

A igualdade acima é o resultado final do exercício, que é uma consequência de implicações falsas, mas ainda sim continua sendo válido (do ponto de vista da Lógica Matemática). A validade da resposta final dá-se pelo fato de todas as implicações serem verdadeiras, ao passo que elevar à segunda potência (ao quadrado) ambos os membros de uma igualdade que supomos ser verdadeira (mesmo que não seja posível ser) a torna uma outra também verdadeira (seguindo à lógica arbitrária da primeira). Conclusão: chegamos em um resultado que a rigor matemático é obviamente falso, pois partimos de algo também falso (admitir a existência de raízes reais positivas para a equação), e ainda sim o resultado final precisa ser válido, ao passo que ele é fruto de uma sequência de implicações lógicas derivadas da equação irracional (i), que, por hipótese, é tomada como verdadeira (solucionável) pelo próprio enunciado da questão (mesmo que a rigor não seja).

Um grande abraço!


qsmorgadinho: Nas alternativas só tem 4√2 (raiz quarta de dois), √2, 4, 2 e 1
Usuário anônimo: Algo está errado então. Tem certeza que escreveu a questão corretamente?
qsmorgadinho: sim
Usuário anônimo: Olhe bem para a minha resolução e veja se consegue encontrar algum erro, pois eu não estou achando rsrs.
Usuário anônimo: O que vai dar “raiz de(2)” é a² + 1/a².
Usuário anônimo: A resposta (zero) realmente não faz sentido. Vou analisar novamente e qualquer coisa te aviso.
Usuário anônimo: Cheguei a uma conclusão. Coloquei tudo escrito no final da resolução. Sobre o seu gabarito, talvez ele esteja incorreto.
Usuário anônimo: E fui bem rigoroso quando disse que, limitando-se aos reais, a resposta zero não é aceitável.
Respondido por EinsteindoYahoo
0

Resposta:

√a  +  1/√a = √(2+√(2+√2))

(√a  +  1/√a)² = √(2+√(2+√2))²

a+2+1/a=2+√(2+√2)

a+1/a=√(2+√2)

(a+1/a)²=√(2+√2)²

a²+2+1/a²=2+√2

a²+1/a²=√2

(a²+1/a²)²=√2

a^4+2+1/a^4=2

a^4+1/a^4=0   , no texto não existe restrição ao número a, ele pode ser complexo, portanto, zero é uma resposta aceitável..

Mas, se houver uma nova informação, por exemplo, a é um número Real,  só existirá uma resposta, não existe um número Real possível.


Usuário anônimo: Eu não mencionei sobre as soluções complexas, porém você está correto quanto a isso. Eu quis evidenciar mais sobre o sentido lógico da implicação. Para os reais (assim como eu fiz), não existe solução para a equação irracional, entretanto, a implicação continua correta.
Usuário anônimo: Note que “p implica q” quando a proposição condicional simples p —> q é falsa, sendo falsa apenas quando p é verdadeira e q é falsa.
Usuário anônimo: Corrigindo: *quando a proposição condicional simples p —> q é verdadeira*
Usuário anônimo: Não existe x real que satisfaça x² = - 1, porém a implicação x² = - 1 => (x²)³ = - 1 é verdadeira.
Perguntas interessantes