ENEM, perguntado por wesleylins2101, 1 ano atrás

“[...] se somos descendentes de um mesmo antepassado, por que alguns têm a pele negra, cabelos crespos e olhos escuros, enquanto outros têm olhos puxados, cabelos lisos e a pele amarela? Por que os pigmeus medem em média 1,50 metro, enquanto suecos chegam a 1,77 m? As diferenças são tantas, que apenas enumerá-las já soa como uma missão impossível quanto mais listar respostas para cada uma. Mas para geneticistas como Langaney ou o célebre italiano Luigi Luca Cavalli-Sforza, um dos maiores especialistas no assunto, muito mais numerosas e essenciais são as igualdades.” HEYMANN, G. Brancos, negros, índios e amarelos: Todos parentes. SuperInteressante, Paris, 31 out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 22/03/2018. Considerado que, apesar de sermos diferentes (negros, brancos, altos, baixos etc.), somos todos da raça humana; quando de trata do conceito de raça, é correto afirmar que: a. As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente no final do século XVIII e início do século XIX. Até hoje são utilizadas para classificar os seres humanos de acordo com o desenvolvimento social e cultural. b. O termo “raça” tem uma variedade de definições utilizadas para descrever um grupo de pessoas que compartilham as mesmas características culturais, como língua, costumes e religião. O uso do conceito de raça para distinguir as pessoas é uma prática comum e bem aceita nas ciências. c. “Raça” é um conceito sociobiológico aplicado aos grupos e subgrupos de uma espécie. Assim, a espécie humana está dividida em subespécies ou subcategorias, as quais envolvem brancos, negros e amarelos. d. “Raça” é uma categoria social de dominação e exclusão. Os avanços na ciência genética mostraram que existem muito mais semelhanças entre os humanos do que diferenças. Em termos biológicos, não existem “raças”, apenas variações físicas entre os seres humanos. e. Raça e etnia são sinônimos, sendo que “raça” se aplica às características físicas e biológicas; a “etnia”, por sua vez, se refere aos aspectos culturais das sociedades. A raça negra, por exemplo, possui características fenotípicas, sendo da etnia africana.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
37

Olá,

Se nos atermos aos termos biológicos, percebemos que quando falamos em seres humanos não existe o conceito de raça, apenas diferenças no fenótipo das pessoas em diferentes locais do mundo.

Portanto, partindo de uma análise sociológica, quando fala-se em "raça", temos, na verdade, uma forma de dominação e exclusão, pois alguns atribuem perspectiva de valor de supostas "raças" sobre outras, tal como a ideia de raça ariana dos nazistas, que é comprovadamente infundada.

Letra D.

Abraços!


northonoppipa: Resposta correta! Excelente!
Perguntas interessantes