Se pensarmos o Estado como ente que funciona em favor de um grupo, aos moldes dos escritos marxistas, identificaremos que sempre é constituído por grupos que ocupam o poder e utilizam-no, exclusivamente ou de modo parcial, para satisfação de suas necessidades.
E onde está a contraposição a essa situação? Historicamente, os movimentos sociais são importantes atores coletivos nos processos de organização social com vistas à mobilização, defesa e encaminhamento de necessidades de grupos que não ocupam os espaços de poder.
Assim, na materialização da contradição entre capital e trabalho, temos que o Estado tende a se colocar a serviço da burguesia e os movimentos sociais representam os trabalhadores em suas múltiplas demandas.
No caso brasileiro, são muitos os exemplos de conquistas decorrentes da pressão social exercida por movimentos sociais, como o direito das mulheres ao voto e os direitos trabalhistas com a Consolidação das Leis do Trabalho, por exemplo (GIMENES, 2018).
Ainda em se tratando de exemplos e já pensando nas primeiras décadas do século XXI, deve-se considerar as aprovações de leis específicas para ensino de conteúdos sobre relações étnico-raciais, o direito à união civil entre pessoas do mesmo sexo e os diversos Estatutos que determinam direitos a grupos específicos, como juventude, negros, idosos e pessoas com deficiência.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.
Maringá/PR: Unicesumar, 2018.
Tendo em vista a importância histórica e também atual dos movimentos sociais na organização de lutas por causas sociais que têm relação direta com a questão social, nesta atividade você deve produzir um texto dissertativo que discorra sobre o tema, baseado no material didático da disciplina, o qual deve tratar da importância dos movimentos sociais no Brasil desde o processo de redemocratização, das pautas de destaque na atualidade (cite 3 destas) e do impacto da inserção de lideranças desses movimentos no poder institucionalizado federal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Os movimentos sociais sempre exerceram um papel importante na luta por direitos coletivos. Nessa dimensão da realidade, vale destacar que muitos deles - os movimentos sociais tradicionais - foram importantes para a garantia de direitos coletivos em nossa Constituição Federal (1988).
O que são movimentos sociais?
Os movimentos sociais tradicionais representam pequenos grupos de pessoas (trabalhadores, donas de casa, eleitores, povos indígenas) que se unem para mudar a realidade econômica e social de todo o Estado.
Por fim, segue um exemplo de movimento social tradicional que foi determinante para a conquista dos direitos dos trabalhadores: movimento operário (no início do século XX).
Aprenda mais sobre o tema movimentos sociais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28869229
Acredite em seu potencial!
#SPJ2