Se o Profe afirmar que uma garatuja já é uma tentativa de comunicação através do desenho, de quem o Profe vai estar falando?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Da(s) criança(s).
Explicação:
Rabiscos e Garatujas. Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si e da formação da personalidade. Eles são uma tentativa da criança de representar o mundo.
As garatujas podem ser definidas em dois tipos:
Garatujas Desordenadas: quando a criança ignora os limites do papel e é o corpo que se movimenta para desenhar, acabando por desenhar o chão e as paredes; para além disso, não conseguem ainda compreender que o risco é resultado do movimento com o lápis, acabando por não estar atenta ao que faz, segurando o lápis de forma indiferenciada e alternada entre as duas mãos.
Garatujas Ordenadas: é quando a consciência da relação do movimento com o traço começa a existir, e a criança sente o controle que tem da tarefa, começando a concentrar-se e a controlar o tamanho, a forma e os espaços onde desenha. Estes riscos são simbólicos, ou seja, têm uma forma imaginária e por isso um traço pode significar uma casa agora, e daqui pouco, quando são acrescentados outros aspectos ao desenho, esse mesmo traço pode já ter outra atribuição, inclusive uma letra ou palavra.
Espero ter ajudado :3