"Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqüidade e da justiça, o proveito da propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade." como, para Locke, os homens abandonam a igualdade, a liberdade, etc, apenas com a intenção de melhorar a propriedade?
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Olá Beatriz.
Bom, para Locke, o ser humano em estado de natureza não tem um juiz para mediar conflitos entre indivíduos.
O motivo do indivíduo abandonar sua liberdade natural não está na vontade de melhorar sua propriedade. Mas sim na possibilidade dele criar um mediador de conflitos imparcial que garanta a liberdade, propriedade e vida de cada indivíduo da sociedade, incluindo dele mesmo.
Abraços!
Bom, para Locke, o ser humano em estado de natureza não tem um juiz para mediar conflitos entre indivíduos.
O motivo do indivíduo abandonar sua liberdade natural não está na vontade de melhorar sua propriedade. Mas sim na possibilidade dele criar um mediador de conflitos imparcial que garanta a liberdade, propriedade e vida de cada indivíduo da sociedade, incluindo dele mesmo.
Abraços!
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