Português, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

se não souberem não respondem

favor me ajudem po favor gente não quero gracinhas eu quero que me ajudem sério se responderem com graça vou denúncia
e po favor podem me ajudar nas minhas outras perguntas também po favor

Leia o artigo de opinião a seguir é análise a tese e os argumentos do jornalista Gilberto Dimenstein, posicionado-se a favor ou contra as ideias que ele apresenta

PAGINA 125
texto
PAZ SOCIAL

E está provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória preparatória. Do menino marginal esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são, em ou maior escala, vítimas. São vitimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não existe pivete. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.
Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre um garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país de Terceiro Mundo.
É também entender a Historia do Brasil, marcada por um descaso das elites em relação aos menos privilégiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia.
A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século. Em outras palavaras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação a infância carente e aos meninos de rua.

texto 1 artigo de opinião há muitos textos nos quais o autor não chega a emitir sua opinião explificitamente. Não é o caso dos artigos de opinião, nos quais o autor além de apresentar fatos defendem um ponto de vista.
Questões

1)Com base no tema do capítulo, quais informações você imagina que serão apresentadas no texto?
por quê?

2)que opiniões o autor deve apresentar num texto cujo título é "Paz social"​

Soluções para a tarefa

Respondido por GersonPB
12

Resposta:

Oi, bom dia!

Sobre o posicionamento:

Acredito que a tese apresentada tem sim grande valor, inclusive, posiciono-me a favor. Os fatos citados no texto são realmente a realidade de muitas pessoas no Brasil, mas não defendo por  completo o que o autor exprimiu, como por exemplo dizer que muitos marginais são vítimas da sociedade. Julgo diferente sua opinião, entendo que muitos realmente não tiverem oportunidades, mas também há outros que escolham compor esse tipo de vida para si.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões:

1) Supus que seriam características de uma sociedade de alto nível moralmente e eticamente falando. Porque o tema "Paz social" nos leva a compreender tal pensamento.

2) Ficaria a depender muito sobre o texto em si, já que mesmo com um tema de "paz social" o texto abordou fatos e conceitos que se diferenciam muito do tema. Mas se baseando no texto lido, acredito que sua opinião tenderia mais para o lado sentimental de todas as situações citadas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marca a resposta como a melhor e deixa o "coraçãozinho" se eu te ajudei, por favor!


GersonPB: Por nada!
Eu mesmo posso responder, mas qual das perguntas no seu perfil você quer que eu responda?
GersonPB: Tenho 17 e estou no 3° ano. Vou dar uma olhada, se souber eu respondo.
Perguntas interessantes