Se na cultura Taylorista um dos enfoques era o melhoramento do desempenho, com o Fordismo, o objetivo se aperfeiçoou, ou seja, com o Fordismo e com a implementação de novos instrumentos passou-se a construir uma tentativa de racionalização da organização do trabalho. Como uma maneira de controlar o ritmo do trabalho (condição tão sonhada por Taylor) de forma automatizada e intensa.
Nesse sentido, há um instrumento em específico que gerou um tipo de processo de trabalho extremamente extenuante para os trabalhadores. Que instrumento é esse?
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Computadores.
b. A esteira rolante.
c. As câmeras.
d. Sensor de vigilância.
e. Balança automatizada.
Soluções para a tarefa
A esteira rolante foi um instrumento que tornou o processo laboral ainda mais intenso para os trabalhadores industriais durante o Fordismo, servindo como base para as linhas de montagem. Portanto, a resposta correta é a letra B.
A Linha de Montagem de Ford
A linha de montagem foi uma das principais características do Fordismo. Nesse modelo de trabalho, cada funcionário era responsável pela montagem de uma parte específica do produto, que era levada até ele por uma esteira rolante.
Com isso, a produção era mais rápida e automatizada. Porém, os trabalhadores passavam longas horas na mesma posição, realizando movimentos repetitivos, com pouca ou nenhuma pausa.
Esse tipo de processo trouxe várias consequências negativas para a saúde física e psicológica dos trabalhadores, como, por exemplo, as Lesões por Esforços Repetitivos.
Saiba mais sobre Fordismo e Taylorismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558494